A criança aprende com o ambiente em que convive, levando o que aprende na escola para a casa e vice-versa. E quando existe uma relação de troca entre ambas, quem sempre sai ganhando é a criança. A participação da família na escola traz muitos benefícios. Ir as atividades, projetos, feiras, festividades, reuniões, entrega de avaliações, enfim acompanhar a vida escolar dos filhos aproxima a família da escola. Para a criança a escola é um lugar cheio de possibilidades de encantamento. E por vezes o desinteresse e a falta de motivação na vida escolar acaba surgindo pela falta de apoio da família.
A vida é corrida e achar um tempo às vezes em meio a rotina é muito difícil. Mas não há um pai ou mãe que não se preocupe com o rendimento em sala de aula de seu filho. Acompanhar a vida escolar, traz muitos benefícios. E evita que com o chegar do final do ano as preocupações quanto a reprovação caiam como uma bomba surpresa em nossos lares. Muito pode ser feito durante todo o ano e a influência da família na vida escolar ajuda em muito o desempenho da criança.
Com ações simples a família pode ajudar. Como por exemplo valorizar o que filho produziu. Estimular a responsabilidade necessária para sempre fazer o dever de casa e entregar os trabalhos e demais tarefas de acordo com os prazos determinados pelo professor. Incentivando a autonomia, organizar com ele um cronograma com as datas de provas e trabalhos, e com os pequenos deixar que eles tenham responsabilidade sobre seu material, que levem suas mochilas. Outra ação é todos os dias verificar (com os mais novos) ou questionar quais são os deveres e trabalhos que a professora pediu, auxiliando sempre que necessário. Mas lembre-se, auxiliar não é fazer a atividade pela criança. Caso surja alguma dúvida pergunte ao professor ou mande um bilhete na agenda pedindo orientação.
Nestas conversas e acompanhando as tarefas em casa os pais conseguem facilmente identificar possíveis problema ou dificuldade do filho. Podendo ajudar ou buscar auxílio quando necessário. De acordo com a pesquisa realizada pelo movimento Todos Pela Educação, atitudes como colocar a escola nas conversas do dia a dia e valorizar o conhecimento são comuns entre as famílias de crianças e jovens que se destacam na escola.
Problemas de aprendizagem, organização, disciplina são mais facilmente resolvidos quando identificados no começo. Seja qual for a idade e a fase escolar do seu filho, interaja com a rotina de estudos e o processo de aprendizagem dele. Logo um novo ano começa, então não deixe para se preocupar com a vida escolar de seu filho no final do ano. Acompanhe desde o início. A presença da família na escola traz benefícios fundamentais para o desenvolvimento da criança dentro e fora da sala de aula, plantando frutos que serão colhidos desde a infância até a vida adulta.
Um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)* apontou que priorizar os vínculos entre famílias e escolas é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado. A conclusão da pesquisa é que se os pais não acompanham a rotina escolar do filho, o empenho nos estudos fica comprometido e o índice de faltas é maior.

Texto: Geana

Deixe um comentário