Antigamente as pessoas acreditavam que os adolescentes que iniciavam cedo com exercícios em academias teriam dificuldade na fase do crescimento em razão do levantamento de peso, porém, já está cientificamente comprovado que tal informação trata-se de mito.
   Diversos estudos comprovam fatores positivos no desenvolvimento dos adolescentes e, sendo assim, atualmente recomenda-se musculação para jovens a partir dos 12 anos.
   Entretanto, há restrições na prática de alguns exercícios de acordo com o biofísico, a idade e o sexo. Ainda, é importante destacar que os exercícios devem começar bem leves, sem grandes cargas de pesos e sem complexidade no exercício e sua execução.
   Os benefícios da musculação para os jovens são diversos tais como: Aumento da força, diminuição na gordura corporal, melhora da autoestima, resistência aeróbica, previne lesões e dores nas costas (principalmente na região lombar – associado a fraqueza), correção da postura, aumento da concentração, maior flexibilidade e condicionamento físico, aumento da densidade mineral dos ossos (evitando posteriormente doenças ósseas), afasta os jovens do sedentarismo e melhora sua socialização.
   É sempre sugerido no máximo 40 minutos diários e até três vezes por semana. Antes de iniciar uma rotina de atividades físicas é importante fazer exame médico e avaliação física com um profissional habilitado que instruirá a prática da atividade, respeitando as características individuais e os objetivos dos alunos.

Deixe um comentário