Mais de 40 mil pessoas participaram, nessa terça-feira, 5, da segunda edição do circuito Cidade Baixa do Carnaval de Rua de Porto Alegre. A chuva que caiu no final da tarde não afastou o público da rua da República. A festa foi comandada pelos blocos Deixa Falar e Do Jeito que Tá Vai.

A estrutura do evento, montada pela Impacto Vento Norte com o apoio do Grupo Austral e do Opinião, incluiu banheiros químicos, 50 agentes de segurança privada, equipes de apoio e de limpeza, food park, duas UTIs móveis, trio elétrico e caminhão-bar. O Carnaval de rua ocorreu mais uma vez sem incidentes. “A Cidade Baixa recebeu uma linda festa, repleta de crianças e famílias, que, além dos hits de Carnaval, curtiram as tradicionais marchinhas do bloco Deixa Falar”, comenta o secretário-adjunto da Cultura, Leonardo Maricato.

O show do bloco Deixa Falar começou às 16h, na esquina das ruas da República e General Lima e Silva. Com origem na escola de samba de mesmo nome, fundada na década de 30 no Rio de Janeiro, o grupo divertiu o público com um repertório composto, exclusivamente, por marchinhas clássicas de Carnaval. “O Carnaval de rua, pela diversidade de grupos que fazem parte da festa, acaba reunindo muitas propostas musicais diferentes. As pessoas podem gostar de samba e de axé, mas é impressionante como ninguém fica parado quando tocamos uma marchinha famosa, como Mamãe Eu Quero”, defende o presidente do bloco, Maqui Borges.

A estudante universitária Franciely Rodrigues, 22 anos, foi ao Carnaval acompanhada por um grupo de amigas. “Nós viemos no sábado e tudo funcionou muito bem. A festa está bem organizada. A Cidade Baixa combina com Carnaval. É fácil para todo mundo chegar aqui no bairro”, avalia. A mesma opinião é compartilhada pelo representante comercial Tiago Tomé, 33 anos. “A cidade está vazia e aqui encontramos uma festa muito boa”, observa. “O Carnaval está tranquilo. Até quem vem com os filhos pode aproveitar sem medo. Nós vemos muitos seguranças”, complementa.

O grupo Do Jeito Que Tá Vai iniciou o show às 19h30, na esquina da rua da República com a rua João Alfredo, dedicando boa parte do repertório aos clássicos do samba. A apresentação do grupo contou com o suporte do DJ Duda no som mecânico.

Limpeza – Como nos outros dias de evento, o procedimento de limpeza da rua começou às 21h, após o encerramento dos shows. Cerca de 20 funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana e 30 agentes contratados pela empresa promotora do evento trabalharam em dois turnos, recolhendo o lixo após a festa e desde as 6h desta quarta-feira, 6. No início da madrugada desta quarta, um caminhão passou pelo local lavando a via e as calçadas. Segundo a produtora da empresa Impacto Vento Norte, Tânia Reis, duas toneladas de resíduos são retiradas a cada dia. Plásticos e latas de alumínio são encaminhados para a reciclagem.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre segue no próximo fim de semana, 9 e 10, também no circuito Cidade Baixa. Os blocos Panteras do Samba, Maria do Bairro e Areal da Baronesa do Futuro serão as atrações no sábado, 9. Já os grupos Ziriguidum e Bloco do Isopor desfilam no domingo, 10. A concentração, nas duas datas, será na praça Garibaldi.

Confira a programação completa:

9 de março, sábado – Circuito Cidade Baixa
Panteras do Samba, 12h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 13h às 15h.
Maria do Bairro, 14h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 15h às 18h.
Areal da Baronesa do Futuro, 17h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile 18h às 21h.

10 de março, domingo – Circuito Cidade Baixa
Ziriguidum, 14h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 15h às 18h.
Bloco do Isopor, 17h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 18h às 21h.

16 de março, sábado – Circuito Centro Histórico
Olha o Passarinho do Mario, 16h – Concentração Casa de Cultura Mario Quintana. Desfile das 17h às 21h.

Circuito Orla do Guaíba
Bloco do Bartira – 14h, Concentração em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 15h às 18h.
Puxa Que É Peruca, 16h – Concentração em frente à Praça do Canhão, Parque Marinha do Brasil. Desfile das 18h às 23h.

17 de março, domingo – Circuito Orla
Tem Tudo Para Dar Errado, 13h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.
Os Dinobicos, 15h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão. Desfile das 17h30 às 20h30.
Gonhas da Folia – 17h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h30 e 23h30.

23 de março, sábado – Circuito Orla
Da Malvina, 12h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 13h às 16h.

Bloco Afrotche e B Loukos – 15h Concentração Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiv. Desfile da 16h às 19h.

As Cores da Cidade, 18h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 19h às 23h.

24 de março, domingo – Circuito Orla
Ai Que Saudade do Meu Ex, 9h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiva. Desfile das 10h às 13h.

Do Guerreiro, 13h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.

Filhos do Cumpadi Washington, 16h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiva. Desfile das 17h às 20h.

Império da Lã, 19h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem patrocínio Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção Impacto Vento Norte e realização Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Texto de: Paulo Beccon e Paulo Finatto (especial) / PMPA
Edição de: Andrea Brasil / PMPA

Deixe um comentário