“Trampando Cultura na Periferia” é uma ideia do Ponto de Cultura Africanidade, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado – SEDAC/RS. O curso para jovens entre 16 e 30 anos, irá beneficiar aqueles que já trabalham com cultura ou ainda desejam iniciar carreira nesta área.
Seu Zé Ventura, responsável pela organização do Complexo Esportivo Barro Vermelho, conta que os Pontos de Cultura nascem quando a comunidade se reúne para estimular os diferentes aspectos culturais existentes no seu local de moradia. Os pontos de Cultura podem ser de Capoeira, de Slammers, de RAP, de tradição gaúcha, de povos de matriz africana…e tem por missão incentivar que as pessoas tenham mais acesso e conhecimento ao lazer, aos espetáculos e outras formas de manifestação da cultura brasileira.
O Curso Trampando na Periferia, é uma dessas iniciativas, concorreu ao Prêmio de Apoio do FAC/Avançar Expressões Culturais, promovido pela SEDAC/RS e com isso pode receber apoio financeiro para oferecer o curso para os jovens na Restinga.
Para ingressar no curso, o jovem passará por um processo seletivo. Se aprovado, receberá R $1.000,00 (um mil) reais de bolsa auxílio e materiais didáticos para apoiar na realização das atividades.
A parte presencial do curso acontecerá em março e abril de 2023, na Restinga, com encontros aos sábados pela manhã ou tarde. O conteúdo trará noções sobre produção cultural, Lei Cultura Viva, economia criativa, linguagens artísticas, produtos e serviços que podem ser desenvolvidos localmente. Ao final o bolsista deverá apresentar uma ideia de produção cultural que possa ser aplicada na sua comunidade.


As vagas são limitadas então corra e se inscreva. O formulário de seleção de bolsistas, a documentação do curso e o roteiro de informações para apoiar a sua inscrição, podem ser encontrados aqui neste link:
https://sites.google.com/view/trampandoculturanaperiferia
Não fique fora dessa. Para mais informações, siga as redes sociais do Ponto de Cultura ou mande um e-mail para trampandocultura@gmail.com.
Instagram: https://www.instagram.com/afri.canidade
Facebook: http://facebook.com/PontodCulturAfricanidade
Equipe operativa do projeto e do Ponto de Cultura Africanidade/Restinga:Coordenador Ponto de cultura Africanidade Zé Ventura – Coordenação pedagógica criação-comunicação André de Jesus – Poeta Desperta – coletivo Katrina – Criação de arte e rede sociais – Greice Oliveira – Criação arte site – Julia Flores – Educadores Willian Ventura – Mestre Felino – Yalorixa Mãe Cleide Oxum – Professora Dayse Reis,
Apoiadores Comunitário: Jornal Vitrine – Centro de Juventude da Restinga (CJ) – Instituto Federal campus Restinga (IFRRS) – Ponto de mídia Livre TV Restinga.