Homenagem a personalidades negras encerra o Novembro Antirracista Unificado com entrega do Troféu Oxé de Xangô – Sirmar Antunes in memoriam

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Maí Yandara: CPERS/Sindicato

José Ventura da Restinga foi um dos homenageados por suas ações na área do esporte.

Após um mês de com diversos debates, reflexões e atividades culturais, o encerramento do Novembro Antirracista Unificado, no dia 30 de novembro (quarta-feira), foi marcado pela entrega do Troféu Oxé de Xangô – Sirmar Antunes in memoriam em homenagem aos griots ou griottes, que são guardiões da tradição do povo negro. A cerimônia será às 19h, na quadra da Escola Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567), em Porto Alegre.

O troféu também leva o nome de Sirmar Antunes in memoriam ao ator gaúcho, falecido em agosto deste ano, e que teve uma carreira destacada no cinema e TV, atuando de forma destaca na cultura e na representação da história do povo e dos artistas negros no Rio Grande do Sul.

A honraria foi concebida pelo Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do Novembro Antirracista Unificado, que reuniu mais de 40 entidades dos movimentos negro, social, sindical, estudantil e da juventude, e será destinada a mulheres e homens negros com mais de 60 anos que têm ou tiveram atuação destacada em 12 segmentos: Artes Visuais, Atuação Política, Comunicação, Direito, Educação, Esportes, Liderança Comunitária, Literatura, Música, Religiosidade, Saúde e Sindical.

O Troféu Oxé de Xangô foi confeccionado pelo artista visual Pedro Salles é a representação de um machado de dois gumes, símbolo de Xangô, considerado o deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais. Xangô é o mestre da sabedoria, gerando o poder e atuação proativa na política e na justiça.

Conforme a Iyalorixá do candomblé Marli D’Sàngó, o machado “simboliza as duas faces de todos os fatos que se concretizam no mundo. A dualidade da vida e da morte; da verdade e da mentira, do bem do mal; da ação e da inércia; do justo e do injusto”, mas que tem como principal característica “simbolizar a justiça e a misericórdia, não atuar apenas a favor de uma pessoa, mas de todos; precisamente a partir do fato de representar dois opostos”. 

A premiação foi organizada pelo GT de Cultura do Novembro Antirracista Unificado, com apoio do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS e Unegro.

Homenageados:
1 ARTES VISUAIS – Guaraci Feijó
2 ATUAÇÃO POLÍTICA – Senador Paulo Paim
3 COMUNICAÇÃO – Jornalista Vera Daisy Barcellos
4 DIREITO – Antônio Carlos Côrtes
5 EDUCAÇÃO – Professora Vera Triumpho
6 ESPORTES – José Ventura
7 LIDERANÇA COMUNITÁRIA – Antônio Mattos
8 LITERATURA – Poetisa Fatima Farias
9 MÚSICA – Nanci Araújo
10 RELIGIOSIDADE – Iyalorixá Carmem Holanda
11 SAÚDE – Alberto Terres
12 SINDICAL – Maria Geneci Silveira

Fonte: Sindjus