No sábado (17/12) a Restinga receberá mais uma etapa do projeto cultural Circuito Música Instrumental Visita Sua Cidade, contemplando o público da zona sul com quatro orquestras, que é financiado pelo Ministério do Turismo e a Lei de Incentivo à Cultura Federal.
Nesta etapa, a partir das 18h na Esplanada da Restinga, como é denominado o local no bairro referência em eventos, o projeto apresentará quatro orquestras de jovens aprendizes a músicos profissionais, levando à Zona Sul da capital o espírito natalino através de um concerto temático de Natal. Algumas das orquestras contam com músicos profissionais entre os integrantes, mesclando experiência e condução musical.
O evento, com acesso gratuito, faz parte da programação Natal dos Encantos da capital e buscando a descentralização das atividades culturais a produtora Le Blanc se uniu a Prefeitura de Porto Alegre, a ACIR – Associação do Comércio e Indústria da Restinga e ao Grupo Zaffari e viabilizaram juntos a realização dos concertos.

As atividades natalinas no bairro contam também com a 3ª edição da Carreata de Natal na Restinga e Extremo Sul. Serão dezenas de veículos, entre carros de passeio, caminhões e utilitários, muitos deles decorados e customizados com motivos natalinos, que em comboio desfilarão por diversas ruas do bairro, com saída prevista às 19h na avenida Edgar Pires de Castro e chegada na Esplanada, durante as apresentações das orquestras.
As atrações confirmadas que estarão no palco da Esplanada são a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, a Orquestra Jovem da Casa da Música e os Grupos Malus e Camerata L’estro Armonico. Como atração convidada participará o Grupo In Concert Restinga, conjunto que reúne talentos da comunidade, e que encerrará a grande noite de música instrumental na Esplanada.
Os concertos serão apresentados pela jornalista Magda Beatriz e são uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura Federal e Le Blanc Produtora, com patrocínio exclusivo dos Supermercados Zaffari, e apoio da ACIR e Prefeitura de Porto Alegre/250 anos.