Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro na tarde da quinta-feira (31/01), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou a 55ª Legislatura (01/02/2019-31/01/2023) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos.

Na ocasião também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020. Entre os empossados estava o recém eleito, Dr. Thiago Duarte, que atua fortemente nas regiões da Restinga, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro.

Dr. Thiago sempre manteve o propósito em disponibilizar saúde para todas as pessoas de forma que o atendimento médico chegue às regiões mais remotas onde o poder público geralmente deixa de atuar. Suas experiências deixam claro que o que se faz em Porto Alegre pode ser estendido para todo o Rio Grande do Sul. Com esta visão concorreu em 2018 para Deputado Estadual pelo Partido Democratas (DEM), sendo eleito com 27907 votos, sendo o Deputado Estadual mais votado do DEM, fazendo 17,22% dos votos da zona 161 que compreende a Restinga e Extremo Sul, suas principais regiões de atuação política e onde atende como médico. “Meu principal objetivo atuando na saúde é evitar que doenças curáveis se tornem incuráveis pela dificuldade de acesso ao sistema de saúde”. Disse Dr. Thiago ao Jornal Vitrine, após o resultado do pleito de 2018.

Nova Mesa Diretora da Assembleia

Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o ano legislativo 2019-2020 é composta pelos seguintes deputados: presidente: Luis Augusto Lara (PTB); 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB); 1º secretário, Ernani Polo (PP); 2º secretário, Edegar Pretto (PT); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Sérgio Peres (PRB).

Sessão Solene

A sessão solene teve início com a execução do Hino Nacional, interpretado pela soprano Cristina Sorrentino com acompanhamento de violino e teclados, e encerrou-se com o Hino Rio-grandense, que também teve a participação do cantor-mirim Vitor Henriques. Durante a solenidade, os 55 deputados prestaram o compromisso regimental, lido pelo primeiro-secretário Edson Brum: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada deputado, em pé, ratificou nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. Após o ato da posse, o secretário declarou instalada a 55ª Legislatura.

Prestigiaram a solenidade autoridades como o governador do Estado, Eduardo Leite, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o presidente do Tribunal de Contas, Iradir Pietroski, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., e os comandantes da 3ª Região Militar, general Márcio Velloso Guimarães, do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, e da Ala 3 da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Arnaldo Silva Filho.

Deixe um comentário