Dr. Thiago toma posse na Assembleia Legislativa do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro na tarde da quinta-feira (31/01), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou a 55ª Legislatura (01/02/2019-31/01/2023) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos.

Na ocasião também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020. Entre os empossados estava o recém eleito, Dr. Thiago Duarte, que atua fortemente nas regiões da Restinga, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro.

Dr. Thiago sempre manteve o propósito em disponibilizar saúde para todas as pessoas de forma que o atendimento médico chegue às regiões mais remotas onde o poder público geralmente deixa de atuar. Suas experiências deixam claro que o que se faz em Porto Alegre pode ser estendido para todo o Rio Grande do Sul. Com esta visão concorreu em 2018 para Deputado Estadual pelo Partido Democratas (DEM), sendo eleito com 27907 votos, sendo o Deputado Estadual mais votado do DEM, fazendo 17,22% dos votos da zona 161 que compreende a Restinga e Extremo Sul, suas principais regiões de atuação política e onde atende como médico. “Meu principal objetivo atuando na saúde é evitar que doenças curáveis se tornem incuráveis pela dificuldade de acesso ao sistema de saúde”. Disse Dr. Thiago ao Jornal Vitrine, após o resultado do pleito de 2018.

Nova Mesa Diretora da Assembleia

Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o ano legislativo 2019-2020 é composta pelos seguintes deputados: presidente: Luis Augusto Lara (PTB); 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB); 1º secretário, Ernani Polo (PP); 2º secretário, Edegar Pretto (PT); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Sérgio Peres (PRB).

Sessão Solene

A sessão solene teve início com a execução do Hino Nacional, interpretado pela soprano Cristina Sorrentino com acompanhamento de violino e teclados, e encerrou-se com o Hino Rio-grandense, que também teve a participação do cantor-mirim Vitor Henriques. Durante a solenidade, os 55 deputados prestaram o compromisso regimental, lido pelo primeiro-secretário Edson Brum: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada deputado, em pé, ratificou nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. Após o ato da posse, o secretário declarou instalada a 55ª Legislatura.

Prestigiaram a solenidade autoridades como o governador do Estado, Eduardo Leite, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o presidente do Tribunal de Contas, Iradir Pietroski, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., e os comandantes da 3ª Região Militar, general Márcio Velloso Guimarães, do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, e da Ala 3 da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Arnaldo Silva Filho.