A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalham para minimizar os impactos do temporal que atingiu Porto Alegre nessa terça-feira, 25. Nas últimas 12 horas, choveu uma média de 39,5 milímetros na Cidades Baixa, por exemplo. Até as 9h30 desta quarta-feira, 26, as equipes de Manejo Arbóreo (EMA) da SMSUrb atenderam pelo menos sete casos de quedas de árvores e seis de quedas de galhos. A árvore que tombou na rua General Souza Doca, no bairro Petrópolis, está sendo recolhida pelas equipes da prefeitura e da CEEE, devido à fiação elétrica.

Os servidores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também foram mobilizados para atuar em casos de vias com acúmulo de água. Durante o temporal, todas as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Casas de Bombas) estavam em pleno funcionamento. Já os profissionais das equipes de zeladoria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalharam na limpeza e no recolhimento de lixo espalhado pelo evento climático.

A população pode registrar demandas via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes. Nas situações envolvendo queda de árvores ou galhos, a prioridade são locais que apresentem riscos à população, bem como vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais. Em alguns casos, há necessidade de apoio da CEEE, devido a fios energizados.

Trânsito – As equipes de fiscalização de trânsito e manutenção elétrica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram reforçadas e, desde o início da chuva, deslocadas para os pontos mais críticos e com maior risco de acidentes, para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.

Texto de: Rafaela Redin e Gustavo Roth
Edição de: Andrea Brasil

Deixe um comentário