Que tal organizar algumas brincadeiras divertidas para os pequenos? Brincar é uma boa oportunidade de interação, entre pais e filhos. Aproveitar este tempo com a família com qualidade ajuda a fortalecer vínculos afetivos.

Quebrando a rotina mesmo sem dinheiro, podemos realizar brincadeiras divertidas e deixar o verão mais alegre. As férias é um momento de descanso e de renovar as energias de adultos e crianças. Férias é mais que dormir até mais tarde, assistir televisão e ficar de olho no celular.

Para começar, que tal ensinar aquelas brincadeiras de antigamente para seus filhos. As crianças de hoje nasceram com acesso a internet, celular, jogos eletrônicos e muitas delas não conhecem brincadeiras tradicionais que fizeram parte da infância dos seus pais e avôs. Ofereça atividades que estimulem a sua criatividade. Pois isto traz benefícios para a aprendizagem, lembrando que as crianças aprendem muito enquanto brincam. O ato de brincar, além de estimular a imaginação, auxilia os pequenos a ter mais autonomia, autoconfiança, desenvolver a linguagem e coordenação motora.

Algumas dicas de atividades para as férias:

Passeios – Que tal ir a um parque ou uma pracinha perto de casa, faça um piquenique, leve frutas, sanduíche e suco e se divirta. Convide um amiguinho de seu filho para ir junto. Visitar museus, existem várias opções na cidade. Lugares diferentes trazem novas descobertas. Que tal assistir um filme? Muitos cinemas fazem promoções de ingressos nesta época do ano.

Bolinha de sabão – A mistura pode ser preparada em casa com detergente e água.

Mímica – O objetivo é adivinhar qual é a palavra, apenas através de gestos, dividindo os pequenos em grupos.

Caça ao tesouro no pátio – Crie uma caçada ao tesouro no pátio, as crianças devem seguir as pistas até encontrar o super prêmio, faça um mapa bem criativo.

Brincar de teatro – Estimule a criatividade dos pequenos, pegue roupas e acessórios e deixe eles soltarem a imaginação.

Acampamento em casa – Um simples lençol amarrado no sofá vira uma barraca e está pronto o acampamento. Arrume o acampamento com vários objetos, almofadas, brinquedos, tapetes e se ficar de noite uma lanterna ir deixar tudo com clima de aventura.

Master Chef – Crianças na cozinha. Separe receitas fácies que eles possam fazer, com sua supervisão. Exemplo: brigadeiro, sacolé, bolos, espetinho de frutas e gelatina.

Guerra de Bexiguinha – Encha balões de água e sai de perto, pois a diversão irá começar.

Massinha de modelar – Em vez, de usar a massinha pronta, faça com as crianças a massinha em casa. A receita é simples:1 xícara de sal. 4 xícaras de farinha de trigo. 1 xícara e meia de água.3 colheres de sopa de óleo. Corante alimentício ou gelatina.

Aproveite as férias, para novas descobertas. Fique atento para que as atividades não fiquem cansativas para as crianças. Lembre sempre as crianças de tomar bastante água, e não esqueça o filtro solar. Boas férias!

Texto: Geana Krause

Deixe um comentário