Carnaval na Orla terá testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O carnaval de rua do fim de semana terá orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Neste sábado, 16, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo estaciona na Orla do Guaíba, proximidades do Parque Marinha do Brasil e Estádio Beira-Rio, das 15h às 19h. Nos dois últimos finais de semana de folia, dias 2, 3, 9 e 10, foram realizados 628 testes nos eventos da Cidade Baixa, Orla e Praça Garibaldi.

Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores e promotores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento, com aplicação da primeira dose de penicilina. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

Fique Sabendo – A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes.

“O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida”, informa a titular da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Texto de: Vanessa Conte/PMPA
Edição de: Matheus Miorim Beust/PMPA