Cidade Baixa tem Carnaval de Rua no fim de semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O circuito Cidade Baixa do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 começa neste sábado, 2. Das 15h às 20h, a Banda DK leva o samba para a rua da República. A concentração ocorre a partir das 14h. Na terça-feira, 5, a festa será com os blocos Rua do Perdão e Deixa Falar. Ao todo, 25 blocos desfilam nos circuitos Orla, Centro Histórico e Cidade Baixa até 24 de março.

O calendário de carnaval na Cidade Baixa foi ajustado para atender ao acordo firmado entre o município e Ministério Público. Associações de moradores e comerciantes e a Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa participaram da proposta que viabilizou a realização do evento.

“Estamos planejando e trabalhando para apresentar uma grande festa e também minimizar o impacto dos eventos aos moradores da Cidade Baixa, atendendo ao acordo firmado com o Ministério Público”, ressalta o secretário-adjunto da Cultura, Leonardo Maricato.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

2 de março, sábado – Circuito Cidade Baixa

Banda DK – Concentração às 14h na Rua da República. Desfile das 15h às 20h.

A Banda DK, um dos blocos mais tradicionais de Porto Alegre, surgiu ainda nos anos 1970, em meio à ditadura militar. O grupo, inicialmente formado por universitários e jornalistas, também agregou boêmios que frequentavam o Bar Encontro e demais moradores do bairro. Em seus desfiles, o Bloco costuma executar sambas clássicos de Carnaval e marchinhas próprias.

5 de março, terça-feira – Circuito Cidade Baixa

Rua do Perdão – Concentração às 14h na Rua da República, em frente ao Teatro Túlio Piva. Bloco “parado”, das 15h às 21h.

O bloco Rua do Perdão surgiu a partir da Banda DK, em 1974, com foco no público mirim. Concebido com o intuito de expandir a festa de Carnaval para os bailes infantis, o Rua do Perdão vem trabalhando há mais de quatro décadas para conquistar novas adeptos para o samba, animando crianças durante a festa. O bloco também tem uma ala dedicada aos adultos, com sucessos de outros Carnavais e marchinhas clássicas.

Deixa Falar – Concentração às 15h na Rua da República, esquina com Rua General Lima e Silva. Bloco “parado” das 16h às 21h.

Transformado em bloco de Carnaval há 15 anos, o Deixa Falar tem a sua origem na escola de samba de mesmo nome, fundada no Rio de Janeiro em 1927. O grupo, presença frequente em eventos culturais pelo bairro Cidade Baixa, é o único que executa somente marchinhas clássicas em seu repertório. O Deixa Falar conta ainda com um ala de cadeirantes e outra de idosos em todos os seus desfiles principais.

Estrutura – O público que participar de todos os dias de folia terá à sua disposição uma estrutura montada com banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio, espaço de concentração e dispersão com food park e pontos de iluminação e sonorização, além de duas UTIs móveis, caminhão-bar e trio elétrico.

Transferida a programação Circutio Orla do domingo – A programação prevista para ocorrer no Circuito Orla, no domingo, 3, com os blocos Afrotche e Bloco do Bartira, será transferida. A decisão foi tomada em virtude de uma readequação de agenda, por conta do adiamento ocorrido na semana passada, em razão do mau tempo.

NOVA PROGRAMAÇÃO

2 de março, sábado – Circuito Cidade Baixa
Banda DK, 14h – Concentração Rua da República. Desfile das 15h às 20h.

3 de março, domingo SEM DESFILES

5 de março, terça- feira – Circuito Cidade Baixa
Rua do Perdão, 14h – Concentração Rua da República em frente ao Teatro Túlio Piva. Bloco “parado” das 15h às 21h.

Deixa Falar, 15h – Concentração na Rua da República esquina Lima e Silva. Bloco “parado” das 16h às 21h.

9 de março, sábado – Circuito Cidade Baixa
Panteras do Samba, 12h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 13h às 15h.
Maria do Bairro, 14h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 15h às 18h.
Areal da Baronesa do Futuro, 17h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile 18h às 21h.

10 de março, domingo – Circuito Cidade Baixa
Ziriguidum, 14h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 15h às 18h.
Bloco do Isopor, 17h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 18h às 21h.

16 de março, sábado
Circuito Centro Histórico
Olha o Passarinho do Mario, 16h – Concentração Casa de Cultura Mario Quintana. Desfile das 17h às 21h.

Circuito Orla do Guaíba
Bloco do Bartira – 14h, Concentração em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 15h às 18h.
Puxa Que É Peruca, 16h – Concentração em frente à Praça do Canhão, Parque Marinha do Brasil. Desfile das 18h às 23h.

17 de março, domingo – Circuito Orla
Tem Tudo Para Dar Errado, 13h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.
Os Dinobicos, 15h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão. Desfile das 17h30 às 20h30.
Gonhas da Folia – 17h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h30 e 23h30.

23 de março, sábado – Circuito Orla
Da Malvina, 12h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 13h às 16h.

Bloco Afrotche e B Loukos – 15h Concentração Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiv. Desfile da 16h às 19h.

As Cores da Cidade, 18h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 19h às 23h.

24 de março, domingo – Circuito Orla
Ai Que Saudade do Meu Ex, 9h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiva. Desfile das 10h às 13h.

Do Guerreiro, 13h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.

Filhos do Cumpadi Washington, 16h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiva. Desfile das 17h às 20h.

Império da Lã, 19h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem patrocínio Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção Impacto Vento Norte e realização Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Texto de: Paulo Beccon e Paulo Finatto (especial)/PMPA
Edição de: Fabiana Kloeckner/PMPA