Em Brasília, Melo apela ao presidente por participação federal no financiamento do transporte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No primeiro dia do roteiro fora de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo reuniu-se no início da tarde desta terça-feira, 11, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Melo reforçou pessoalmente o apelo pela pauta que alcançou mobilização nacional: a redução de impostos federais sobre itens que impactam a tarifa e a contribuição da União no financiamento do transporte coletivo.

Em dezembro, o prefeito integrou missão liderada pela Frente Nacional de Prefeitos que esteve no Congresso Nacional defendendo apoio para enfrentar a crise na mobilidade que atinge as grandes cidades. “A criação do SUS do transporte é essencial para financiar a passagem daqueles que não podem pagar e baixar a tarifa para quem paga. A crise do transporte é comum às grandes cidades, e é o momento das diferentes instâncias dos governos se unirem para criar soluções. Saí otimista de que o presidente deverá caminhar nesta direção”, afirmou Melo.

Também nesta tarde, o prefeito foi recebido pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para tratar de mais uma etapa na Reforma da Previdência dos servidores municipais, que depende do aval do governo federal. “Importante o diálogo com o ministro para avançarmos na redução de despesas com a previdência e destinarmos os recursos a outras áreas. É essencial essa presença em Brasília, porque é aqui que muitos dos rumos e políticas públicas que impactam a vida das pessoas são decididos”, destacou Melo.

Reforma da Previdência – Em 2021, após diálogo com a sociedade, servidores e Legislativo, a Câmara Municipal aprovou a proposta da prefeitura, com a Emenda 43 à Lei Orgânica e a Lei Complementar 915, que adequam as regras dos servidores do município à Reforma da Previdência, além da votação da Previdência Complementar, através da Lei Complementar 913.

A última fase da reforma visa à realização da revisão da segregação de vidas, cujos estudos e proposta se encontram na Secretaria de Políticas de Previdência Social. A proposta poderá gerar uma diminuição no custo da previdência, acima de R$ 10 milhões por mês de forma imediata.

Com a aprovação da Secretaria de Previdência, o projeto de lei será levado à votação na Câmara de Vereadores, onde serão passados para o regime de capitalização aproximadamente 2.300 pensionistas, totalizando R$ 132 milhões ao ano.

Participaram da reunião também o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, o diretor-geral do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Porto Alegre, Rodrigo Costa e o procurador-geral, Roberto Silva da Rocha.

Roteiro – Nesta quarta-feira, 12, Melo reúne-se com o diretor substituto de Outorgas e Patrimônio da Secretaria Nacional de Aviação, Fabiano Carvalho, para tratar do Aeroclube. Também estará no Ministério da Saúde para encontro com o secretário Executivo, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, sobre regulação e o cenário da pandemia da Covid-19 diante da variante Ômicron.

As agendas do prefeito externas à Capital se estendem até a próxima segunda-feira, dia 17. Estão previstas, a partir de quinta-feira, dia 13, reuniões em Curitiba, São Paulo e Campinas com os prefeitos locais, com o foco na mobilização nacional por alternativas de financiamento para o transporte e de qualificação da mobilidade humana.

Texto: Bruno Bertuzzi e Carolina Seeger
Edição: Fabiana Kloeckner
Foto: Divulgação / PMPA