Força-tarefa em ferros-velhos termina com quatro presos na Zona Sul da Capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A força-tarefa permanente contra o comércio ilegal em ferros-velhos de Porto Alegre realizou mais uma ação nesta terça-feira, 27, tendo como alvo dez estabelecimentos localizados na Vila Cruzeiro e no bairro Cristal. Ao todo, três pessoas foram presas pelos crimes de receptação e furto de energia. Um quarto suspeito foi detido por envolvimento com o tráfico de drogas.

Além de fios de cobre, durante as vistorias também foram encontrados canos, luminárias da prefeitura e uma placa de trânsito. A ação foi conduzida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado e pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG).

Mais de 70 agentes, divididos em dezenas de viaturas, participaram da operação, assim como um helicóptero da Polícia Civil. Fiscais do município também estiveram presentes ao lado de técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), agentes de trânsito e profissionais de concessionárias de energia elétrica e telefonia.

Conforme o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis, esta força-tarefa tem sido atuante no município. “Hoje, as ações foram concentradas em pontos da Zona Sul. Seguiremos trabalhando de forma conjunta para estrangular esta cadeia de receptadores e para barrar os furtos de fios e de materiais da iluminação pública”, afirmou.

“Existem diversos ferros-velhos na cidade. Atualmente, em função do valor expressivo do cobre, isso acaba sendo um chamariz para a prática de furto de fios e cabos e, consequentemente, de receptação”, explicou Luciano Peringer, titular da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP).

Também participaram efetivos da Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de fiscais e técnicos.

Legislação – Desde a metade de agosto vigora em Porto Alegre a nova legislação que regulamenta as atividades em ferros-velhos. A lei endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados nestes locais, já que a procedência dos objetos deve ser identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição do espaço e aplicação de multa.

Denúncia – Para auxiliar no combate ao furto de fios elétricos, a população também pode realizar denúncias, de forma anônima, pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou através do app Detetive Cidadão.

Texto: Lucas Rivas
Edição: Cristiano Vieira