Novos agentes penitenciários reforçarão os quadros da Susepe em abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os novos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) estarão aptos a iniciar as suas atividades na primeira quinzena de abril. Nesta sexta-feira (11), ocorreu a aula inaugural do curso de formação de 121 agentes penitenciários (APs) e dos cinco agentes penitenciários administrativos (APAs), convocados em dezembro de 2018.

11173605_94911_GDO

                                                                                                                                     

Realizado no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, o evento contou com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Frota. Ele enalteceu a qualidade dos novos alunos, selecionados dentre 50 mil inscritos, e a importância estratégica da Susepe. “A Segurança Pública é um sistema complexo, composto por diversas estruturas, e o sistema prisional é um componente de grande relevância dentro deste contexto. Vocês estão aqui pela sua capacidade e farão parte de uma instituição de grande valor social”, frisou.
O concurso para a Susepe foi realizado em abril de 2017. Além de provas objetivas, os candidatos passaram por testes de aptidão física e psicológica. “Vocês terão a missão de realizar uma das tarefas mais difíceis de todo o sistema de segurança, que é garantir a custódia e a ressocialização daqueles que entraram no mundo do crime”, afirmou o novo superintendente da instituição, Mario Santa Maria Junior.

Os alunos serão divididos em cinco turmas. A formação, coordenada pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP), possui 565 horas-aula e tem como matriz curricular as normas de política penitenciária do Estado, composta por três eixos temáticos: Fundamentos da Prisão e da Pena, Rotinas e Procedimentos do Sistema Prisional e Gestão Penitenciária. O corpo docente conta com profissionais das instituições vinculadas à SSP, Secretaria da Educação e Procuradoria-Geral do Estado.

Alexandre Bobadra, diretor da ESP, salientou que valorização dos servidores e de uma instituição está diretamente relacionada aos serviços por eles prestados. “O desafio é imenso. Temos uma população carcerária superior a 40 mil presos. É necessário que a qualificação dos nossos agentes seja de alto nível, pois a demanda e a cobrança são significativas” disse.

Por: Claiton Silva/SSP-RS
Fotos: Rodrigo Ziebell/SSP-RS