Prefeito conhece experiências de Curitiba nas áreas da mobilidade e tecnologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O prefeito Sebastião Melo se reuniu nesta quinta-feira, 13, com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para tratar sobre os desafios do transporte metropolitano das grandes cidades e conhecer o modelo desenvolvido nesta área na capital paranaense.

Porto Alegre estuda alternativas para qualificar a frota. No modelo desenvolvido em Curitiba, as empresas que operam o sistema adquirem os ônibus e um valor é repassado pelo Executivo às concessionárias mensalmente. Já foram adquiridos 500 ônibus utilizando esse formato.

“Curitiba é uma grande referência em gestão pública e levamos daqui belas experiências. Estamos buscando exemplos exitosos que sirvam de modelo para que possamos entregar um melhor serviço para o cidadão. A curto prazo nosso objetivo era de não parar o sistema. Agora, estamos na fase das melhorias e isso passa, também, pela modernização dos veículos”, destaca Melo.

O prefeito de Curitiba agradeceu a visita e reforçou a importância da inclusão dos governos federal e estadual no debate de qualificação do transporte público. “As cidades não pertencem só aos prefeitos. Vimos com muita apreensão as dificuldades do Brasil diante da alta do diesel e da exclusão dos custos. Juntos, estamos tratando uma solução comum para os dois municípios”, afirma Greca.

Além do transporte, os desafios da pandemia e a zeladoria das cidades foram abordados pelos prefeitos. Também participaram da reunião, o procurador-geral de Porto Alegre, Roberto Rocha, o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Luiz Fernando Jamur; o prefeito da Urbanização de Curitiba S/A, Ogeny Pedro Maia Neto; a secretário municipal de Finanças, Cristiano Hotz; e a procuradora-geral do Município de Curitiba, Vanessa Volpi.

South Summit – Melo aproveitou a visita para convidar o prefeito de Curitiba para o South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo que ocorre em Porto Alegre nos dias 29, 30 e 31 de março, nos armazéns A4, A5 e A6, do Cais Mauá.  O South Summit deve reunir aproximadamente 5 mil pessoas, 150 palestrantes em 5 mil metros quadrados, proporcionando uma maior valorização do Centro Histórico.

Instituto das Cidades Inteligentes – À tarde, o prefeito esteve na sede do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para conhecer os projetos da organização, que é referência em soluções para as cidades em tecnologia da informação e comunicação.

O ICI é uma organização não governamental que presta serviço para a prefeitura. “Eles têm tecnologias mais avançadas que as nossas em muitas áreas. Ficou acordado que o presidente do instituto fará uma visita à Capital para que possa falar das evoluções feitas em Curitiba e conhecer os nossos sistemas”, completa Melo.

Roteiro – Nesta sexta-feira, 14, Melo seguirá tratando sobre mobilidade humana com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O encontro será às 10h, na sede da prefeitura na capital paulista.

As agendas do prefeito em outros estados iniciaram-se na última terça-feira, 11, quando Melo se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e reforçou o apelo pela redução de impostos federais sobre itens que impactam a tarifa e a contribuição da União no financiamento do transporte coletivo.Aline Rimolo e Bruno Bertuzzi

Texto: Lissandra Mendonça
Foto: Pedro Ribas/ Divulgação