Prefeitura abre novo processo para vagas em creches

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: Alex Rocha/PMPA

Pais ou responsáveis podem solicitar vagas em creches municipais acessando o site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e preenchendo o Formulário de manifestação de necessidade de vaga 2023.

Quem não tem internet, pode fazer esta inscrição on-line na escola municipal mais próxima de sua casa.

Este serviço é destinado apenas para quem ainda não havia inscrito a criança em uma lista de espera. O preenchimento da solicitação não é garantia de ingresso ao sistema municipal de educação, pois isso depende da disponibilidade de vagas das escolas da região onde a família reside.

Inscritos – Para quem já havia feito a inscrição anteriormente, é necessário ficar atento. Entre os dias 7 e 17 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação pode entrar em contato informando sobre o pedido de vaga.

Transferência – Para solicitar a transferência de escola, após a conquista da vaga, é necessário acessar o mesmo site e preencher um segundo formulário. Esta solicitação estará disponível a partir do dia 8 de fevereiro.

Mais vagas – Nos últimos dois anos, o governo municipal ampliou a oferta de vagas em creches em cerca de 3 mil. Mas o planejamento é expandir ainda mais a capacidade de atendimento, hoje estimada em 28 mil crianças. Para isso, o Executivo Municipal aposta na lei que autoriza a aquisição de vagas em escolas privadas com fins lucrativos, a manutenção do acordo com a Defensoria Pública e a conclusão de cinco escolas inacabadas (unidades estas, que somam mais 1,7 mil vagas ao sistema de Educação Infantil da Capital e irão operar nos bairros Rubem Berta, Jardim Leopoldina, Mário Quintana, Lageado e Hípica).

Além disso, há um estudo sobre uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para utilizar estruturas ociosas das escolas estaduais para aumentar a rede municipal.

Texto: Leandro Belles
Edição: Lissandra Mendonça
Foto: Alex Rocha/PMPA