Saiba mais sobre a ACIR, Associação do Comércio e Indústria da Restinga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A ACIR é uma associação sem fins lucrativos que existe no bairro desde 1984, mas ao contrário do que muitos pensam, não é uma associação comunitária, mas uma associação de classe.

É um associação que defende os interesses da classe empresarial da região promovendo o desenvolvimento do comércio, indústria e serviços, servindo como um agente facilitador de comunicação entre as empresas e os órgãos públicos que veem na entidade uma forte representação do empresariado local.

Ao longo dos anos foram muitos os projetos realizados pela ACIR, como facilitação para renovação de alvarás há alguns anos, cursos de qualificação para os funcionários da empresas do bairro através de parcerias com SEBRAE e CDL, alteração no plano diretor de algumas ruas, possibilitando que os empreendedores conseguissem Abits para seus imóveis, entre outros.

A atual gestão que assumiu em agosto de 2020, tem como Presidente William Marquet que junto com a diretoria teve naquele ano o desafio de buscar soluções para os comércios fechados pelas restrições municipais impostas pela pandemia. O primeiro ano foi basicamente de reuniões com políticos e agentes públicos buscando flexibilização para que o máximo de empresas pudessem continuar trabalhando e mantendo os empregos de seus funcionários.

Passada a fase crítica da pandemia, se voltou para projetos como a potencialização do Parque Industrial da Restinga (PIR), se reunindo com vereadores e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo com anuência do Prefeito Sebastião Melo, buscando a elaboração de um projeto de lei que flexibilize a compra de lotes que até então é refém de um legislação que impossibilita sua expansão.

O projeto foi feito e se encontra na Procuradoria Geral do Município e posteriormente será encaminhado para votação na Câmara Municipal de Vereadores que uma vez aprovado já tem garantia que o prefeito irá sancionar.

Embora não seja uma associação comunitária, como já mencionado, a ACIR participa de diversos projetos sociais, algumas vezes apoiando outras entidades de assistência ou como seus projetos próprios como a Caravana de Natal que nos últimos dois anos levou milhares de pessoas para as ruas do bairro.

Outro projeto importante é a adoção da rótula da entrada da Restinga que já foi publicada no diário oficial, mas ainda depende de algumas questões burocráticas para que a intervenções sejam feitas. Mas o projeto arquitetônico que já está feito, certamente colocará a entrada do bairro como um modelo para a cidade e encherá de orgulho os moradores da Restinga.