Inscrições de escolas para o Galera Curtição vão até dia 31

Porto Alegre, 08/11/2016 SMS, através da AT DST Aids e em parceria com a Smed, promovem o programa de auditório do projeto "Galera Curtição" 2016. Local: Centro Vida Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre promoverá a 5ª edição do projeto Galera Curtição, programa que incentiva a competição entre escolas públicas a respeito de temas como a sexualidade, uso de álcool, prevenção prevenção a infecções sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de maio para escolas municipais e estaduais de ensino fundamental interessadas em participar. Realizada por intermédio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Smed), a iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde.

Desde 2012, quando começou em Porto Alegre, o Galera teve a participação de mais de 20 mil estudantes e 600 professores, além de envolver a comunidade escolar. Conforme a área de DST/Aids da SMS, dados epidemiológicos mostram que, entre 2012 e 2016, houve uma redução em 36,5% dos casos de Aids na faixa etária de 15 a 24 anos na capital gaúcha. “É uma estratégia que tem se mostrado efetiva na prevenção do HIV/Aids em Porto Alegre”, avalia a assessora técnica e coordenadora do projeto pela SMS, Simone Ávila.

Galera Curtição – Com o jingle Quem curte, se protege!, o projeto consiste em uma competição entre as escolas, com atividades lúdicas e educativas que valem pontos, além dos programas de auditório, estimulando a participação intensa de alunos, professores e da própria comunidade. Além dos temas citados, aborda diversidade sexual, sexualidade, bullying e preconceitos relacionados a raças, cor e etnias.

O projeto estimula a construção de conhecimento por meio da cultura e da educação, incentivando o gosto pela pesquisa ao buscar informações mais aprofundadas a respeito dos temas, dando suporte a pedagogos, educadores e professores para trabalhar os conceitos em sala de aula. Mais informações e formulário de inscrição podem ser obtidos neste link.

Texto de: Vanessa Conte/PMPA
Edição de: Andrea Brasil/PMPA

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Deixe um comentário