Nesta segunda-feira, 29, a Coordenação-Geral de Direitos Animais abre agendamento para castração gratuita de cães e gatos.

   Os procedimentos serão realizados na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), nos meses de novembro e dezembro deste ano e janeiro de 2019. A ação é voltada exclusivamente aos animais de moradores de Porto Alegre. Para ter acesso ao serviço, é necessária a apresentação do Número de Identificação Social (NIS) ou Bolsa Família, documento de identidade e comprovante de residência.
   O cadastramento será feito até as 17h do dia 30. Os interessados devem registrar protocolo pelo telefone 156 da prefeitura. O agendamento será confirmado de acordo com a ordem de entrada das solicitações. O solicitante será informado posteriormente sobre a data e o horário marcado para a realização da castração. O transporte dos animais até as instalações da Usav, na Lomba do Pinheiro (estrada Bérico José Bernardes, 3489), deve ser realizado exclusivamente pelos tutores, que deverão assinar termo autorizando a castração.

   “O controle da população de cães e gatos é uma medida de saúde pública. Reduz o abandono, riscos de atropelamentos e maus tratos de animais. A castração é um ato de amor com o animal e uma importante prática de posse responsável”, esclarece a coordenadora geral de Direitos Animais da Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Viviane Diogo.

     Cancelamento – Em caso de desistência, é preciso informar pelo telefone 156, com 48 horas de antecedência, a fim de oportunizar o atendimento de outros animais. O não comparecimento, sem justificativa, impossibilitará o solicitante de realizar nova agenda durante o período de 12 meses.
 
 
Texto de: Aline Czarnobay / PMPA
Edição de: Andrea Brasil / PMPA
Foto: Joel Vargas/PMPA

Deixe um comentário