Jovens podem fazer testes de HIV no Planetário e na Restinga

O público na faixa dos 15 aos 29 anos poderá realizar testes de HIV na unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem nesta sexta-feira, 19, na Praça do Planetário, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família Modelo. O serviço estará disponível das 13h30 às 16h30, na esquina da rua Santana com avenida Ipiranga, no bairro Santana. Já neste domingo, 21, a unidade móvel estaciona na Restinga, das 14h às 18h, próximo à Unidade de Saúde Chácara do Banco (Travessa F, 20, Vila Chácara do Banco), parceira na iniciativa. Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos. Em caso de chuva, a ação será cancelada.

Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A ideia ainda é que o jovem diagnosticado reagente ao HIV não abandone o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

Porto Alegre, RS - 19/03/2017  Semana de Porto Alegre. SMS participa do evento "Rua para Todos". Teste Rápido no ônibus do Fique Sabendo Jovem. Local: Rua João Alfredo e Museu de Porto Alegre - Joaquim José Felizardo.  Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre, RS – 19/03/2017 Semana de Porto Alegre. SMS participa do evento “Rua para Todos”. Teste Rápido no ônibus do Fique Sabendo Jovem. Local: Rua João Alfredo e Museu de Porto Alegre – Joaquim José Felizardo.
Foto: Cristine Rochol/PMPA

 

Unidade móvel – Equipada com consultórios, a estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Na Capital, o projeto é administrado pela Gerência de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis da SMS. Saiba mais na fanpage do Facebook. A população em geral tem acesso a testes rápidos de HIV nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

Fique Sabendo Jovem – Planetário e Restinga
Sexta-feira, 19, das 13h30 às 16h30, na Praça do Planetário (esquina da rua Santana com avenida Ipiranga)
Domingo, 21, das 14h às 18h, na Restinga (Travessa F, 20, Vila Chácara do Banco)
Contato: Assessoria de Comunicação Social | SMS: (51) 3289-2710 e 3289-2732

Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Andrea Brasil

 

Deixe um comentário