O Centro Cultural Multimeios Restinga (avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75 – Restinga), reinaugurado oficialmente em novembro de 2017, comemora um ano de atividades com uma programação que vai de 19 a 24 de novembro. 

 

Estão agendadas apresentações, oficinas e palestras abrangendo diversas manifestações culturais. Ações nas áreas de literatura, cinema e vídeo, dança, artes plásticas e hip hop montam um mosaico cultural à disposição da comunidade. O público interessado em participar das atividades pode realizar inscrições e obter informações pelo telefone 3289 6498.

Um dos destaques da programação será a entrega de um piano Essenfelder, doado pelo presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Gilberto Schwartsmann. Para receber a doação foi organizada no dia 20, às 11h, uma apresentação de piano, flauta transversa, violoncelo e viola clássica, com a coordenação musical da professora Pâmela Ramos, do Instituto Popular de Arte e Educação (IPDAE). O Instituto além de promover o recital também fez a doação da afinação do piano.

Também é destaque a oficina do projeto Kino Beat: Ambiente Aberto – Práticas Estendidas à Sons e Ruídos, que será realizada no sábado, 24, a partir das 9h. A oficina prático-teórica, ministrada pelo artista sonoro e produtor eletroacústico Marcelo Armani, abordará conceitos e conhecimentos empregados na Arte Sonora mediante atividades concentradas em técnicas de gravação, edição e composição de peças sonoras digitais. As atividades desenvolvidas se concentram no conhecimento da teoria e prática de técnicas de gravação, edição e composição de peças sonoras a partir de material coletado pelos próprios alunos durante o decorrer dos encontros. Como apoio, um sistema sonoro entre 3 a 4 canais, utilizando autofalantes, amplificadores e cabos de áudio, será instalado na sala que anteriormente era utilizada como espaço de ensaio. Esse local, servirá como apoio sonoro para as atividades desenvolvidas e também receberá a instalação sonora composta pelos alunos após o término da oficina.

O espaço – O Centro Cultural Multimeios Restinga, localizado na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75, ocupa o antigo Estúdio Multimeios, que foi reformado e passou para a administração da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Procempa e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte. Adaptado para as novas atividades, o novo Centro Cultural Multimeios Restinga conta também com uma sala de informática com dez computadores e acesso à internet, biblioteca e espaço para exposições.

Durante este primeiro ano foram promovidas atividades nas áreas de música, teatro, literatura, hip hop e artes plásticas. Confira abaixo as atividades desenvolvidas e público atendido nesse período.

Multimeios Restinga

Resumo atividades e público 
371 oficinas –  9.065 pessoas
147 sessões de cinema – 6.080 pessoas
16 exposições – 800 pessoas
26 Palestras/Debates/Roda de Conversa – 895  pessoas
20 encontros de Idosos – 900 pessoas
58 atividades lúdicas no pátio – 1.160 pessoas
28 sessões de informática para crianças (faixa etária 6 a 10 anos) – 560 pessoas Telecentro de informática – mais de 14 mil atendimentos

Foto: Joel Vargas/PMPA

 

Deixe um comentário