Procon alerta consumidores sobre pagamento de boleto em dinheiro

Asian man accountant or banker calculate finances / savings money or economy for rent home / house or condominium.Idea for save coin.Essential accessories on table office desk.Sun flare light.

O Banco Central emitiu na última segunda-feira, 2, a Resolução 4.648 que dispõe sobre o recebimento de boletos com pagamento em dinheiro. A medida determina que os pagamentos em espécie poderão ser feitos para boletos de valor inferior a R$ 10 mil. Em casos acima deste valor, a instituição poderá recusar o recebimento em dinheiro.

Nesse sentido, o Procon Porto Alegre alerta os consumidores que desejarem pagar valor superior a R$ 10 mil, em espécie, pois a instituição financeira não poderá obrigá-los a abrirem conta corrente paga, devendo apresentar-lhes outras alternativas. A medida adotada pela resolução tem por intenção impedir a lavagem de dinheiro e deverá ser observada pelos consumidores. O prazo para que as instituições iniciem a prática é de dez dias úteis a partir da afixação nas agências de cartazes sobre a resolução.

Reclamações – Moradores de Porto Alegre podem registrar queixas pelo site do Procon ou na sede da rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

Texto de: Rafael Camargo
Edição de: Denise Righi

Deixe um comentário