No sábado (26/02), quatro casais cegos do Grupo Inclusão sem Fronteiras da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) se formaram em danças gaúchas no CTG Pousada da Figueira.

Desde dezembro do ano passado o grupo do se preparava para este momento tão importante, de inclusão e cultura das tradições do nosso estado, sob orientação dos professores Marcelo, Luciana, Isabel e Tiago, da Academia de Danças Gaúchas Laços de Amizade, que se dedicaram para que os casais pudessem realizar um sonho.
Outros 10 casais com visão perfeitamente normal, se juntaram a eles, porém com olhos vendados, de forma que todos estivem em condições iguais de aprendizado. Este por sua vez, também aprenderam muito mais do que a dança e puderam sentir as dificuldades que os cegos enfrentam e tiveram uma lição de vida. Todos se sentiram orgulhosos de fazer fazerem parte desde momento histórico.
Para o Patrão João Carlos, este curso foi um sequência de um trabalho de inclusão que vem sendo desenvolvido a algum tempo pelo CTG, com rampas de acesso e churrasqueiras adaptadas para cadeirantes, além do comprometimento com a sustentabilidade, utilizando cisternas para coletar água da chuva, luz captada por placas de energia solar, coleta de materiais recicláveis como garrafas pet e latinhas que são comercializadas e seus recursos aplicados na entidade, entre tantas outras coisas.
Parabéns ao CTG Pousada da Figueira por trabalhar e sobretudo dar exemplos de inclusão, sustentabilidade e ao mesmo tempo utilizar a modernidade mantendo as nossas tradições.
O próximo curso começa em março e as inscrições podem ser feitas direto no CTG, na Av. João de Oliveira Remião, 6791, Parada 17 da Lomba do Pinheiro e maiores informações podem ser obtidas pelos telefones: (51) 33196100 e (51) 993723061.
O valor é R$ 100,00 por casal e gratuito para cegos.

Deixe um comentário