Acidentes com animais peçonhentos podem aumentar no calor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
No HPS, foram atendidos 367 casos durante os meses de novembro e dezembro

Com o calor e a umidade, crescem os riscos de acidentes com animais peçonhentos, já que o clima favorece a reprodução. No Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), foram atendidos 367 casos durante os meses de novembro e dezembro de 2019, uma média de seis atendimentos por dia. Foram registrados vários casos de picada por aranha marrom, presente com frequência, inclusive nas grandes cidades. A picada é indolor e, normalmente, não fica a marca. Os sintomas começam a aparecer depois de seis a doze horas da picada e envolvem área avermelhada, dor e queimação no local, podendo evoluir para necrose da área afetada.

Ao sofrer o acidente com animal peçonhento, as pessoas não devem fazer torniquete no local da picada ou colocar qualquer produto na região. É interessante que a região da picada fique em repouso, dificultando a absorção do veneno. Lave o local com água e sabão e procure atendimento médico. Em acidentes nos braços, mãos, pernas e pés, o melhor é retirar acessórios que possam levar à piora do quadro, como anéis, fitas amarradas e calçados apertados.

Em caso de dúvidas, ligue 192 (Samu) e solicite orientação. O HPS é referência para atendimento em acidentes com animais peçonhentos.

Cuidados:
– Manter a residência e arredores sempre limpos, já que lixo e entulhos podem servir de abrigo e fonte de alimentação;
– Afastar e limpar atrás de móveis e quadros;
– Sacudir as roupas antes de vestir;
– Verificar o interior dos sapatos antes de calçar;
– Não deixar roupas penduradas na parede;
– Manter as camas afastadas da parede;
– Não mexer em colmeias e vespeiros;
– Vedar frestas e buracos de paredes, assoalhos, forros e rodapés.

Outras orientações são utilizar telas vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos e combater insetos, principalmente baratas, já que são alimentos para escorpiões e aranhas. Quem vive ou trabalha em área rural deve estar sempre com luvas e botas quando entrar em matas e plantações.

De acordo com o Ministério da Saúde, os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, escorpiões, aranhas, lepidópteros (mariposas e suas larvas), himenópteros (abelhas, formigas e vespas), coleópteros (besouros), quilópodes (lacraias), peixes e cnidários (águas-vivas e caravelas). Esses animais possuem presas, ferrões, cerdas, espinhos entre outros, capazes de envenenar as vítimas.

Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Taís Dimer Dihl