Audiência pública debate implantação da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira na Restinga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A audiência pública aconteceu no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia da Restinga na noite de segunda-feira (04/09), contando com dezenas de lideranças comunitárias dos mais variados segmentos de assistência, vereadores e deputados estaduais.

A universidade é vinculada ao Ministério da Educação e foi criada em 2010, incialmente com sede no Ceará e posteriormente na Bahia. 

“Para a UNILAB ser implantada na Restinga é preciso que haja vontade política e mobilização da comunidade. Obtendo o aval do Ministério da Educação, imediatamente já demos andamento à implantação”, disse o Reitor Roque Albuquerque ao Jornal Vitrine. 

Se discute as possibilidade de compartilhar o espaço com o Instituto Federal de Educação Restinga, que seria uma opção mais rápida, ou a implantação de um campus na UNILAB no bairro. 

A comunidade se mostrou atuante, lotando o salão paroquial e mostrando sua vontade de contar com a UNILAB, os parlamentares presentes também se mostraram engajados, desta forma são grandes as expectativas de que o projeto venha a se concretizar. 

Sobre a UNILAB

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação da República Federativa do Brasil, com sede na cidade de Redenção, estado do Ceará. Foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e instalada em 25 de maio de 2011. De acordo com a legislação, a Unilab tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

As atividades administrativas e acadêmicas da Unilab se concentram nos Estados brasileiros do Ceará e da Bahia. No Ceará, a universidade conta com unidades nos municípios de Redenção e Acarape. Na Bahia, a Unilab está presente no município de São Francisco do Conde.