Saiba como se prevenir contra as doenças do inverno

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Queda de temperatura deixa organismo mais vulnerável aos vírus

Com a chegada do tempo frio, o metabolismo do corpo humano acelera para tentar compensar a temperatura externa. É um período, então, em que a imunidade diminui, deixando o organismo mais vulnerável a doenças. De acordo com o otorrinolaringologista Stênio Ponte, a estação aumenta a frequência de gripes, resfriados, bronquite, asma e pneumonia, além de problemas cardíacos e até mesmo alterações de humor. Crianças e idosos devem ficar ainda mais atentos para prevenir as doenças.

Em caso de sintomas como coriza, febre, tosse seca e dor muscular por mais de 48 horas, é importante buscar um médico. Mas o destaque apontado pelo especialista é a prevenção. Confira dez dicas para evitar as situações de mal-estar da temporada:

 

Beba água
A orientação dos especialistas é que a ingestão de água deve estar relacionada ao peso da pessoa, mas, em geral, deve-se beber entre 2L e 3L por dia, explica Stênio.

Faça atividade física
Os exercícios proporcionam vitalidade ao corpo e reforçam o metabolismo para o combate a doenças.

Consuma Vitamina C
Não produzida pelo organismo humano, ela atua na defesa contra infecções e fortalece a imunidade. Algumas frutas, tais como  limão e laranja; e verduras, como brócolis e couve, são fontes naturais de Vitamina C.
Substitua o umidificador
Quando o tempo está seco, muita gente utiliza o umidificador de ar. Porém, não são todos os lares que se preocupam com a manutenção do equipamento. Com o risco de acúmulo de poeira, é indicado colocar a tradicional bacia com água ou uma toalha molhada no ambiente.

Durma bem
Uma boa noite de sono é importante para a qualidade de vida, colaborando para conservação de energia, imunidade, restauração de tecidos e organização da memória. Isso vale para todo o ano.

Evite aglomerações
Para que passe o frio, muitas pessoas costumam ficar mais próximas e manter o ambiente sem circulação de ar. Em transporte público, por exemplo, as janelas costumam ficar fechadas. Porém, as aglomerações facilitam a circulação de vírus.

Use agasalho
Proteger o corpo com roupas de frio é fundamental, o que auxilia no cuidado contra coriza e problemas de garganta, por exemplo. O agasalho impede mudanças bruscas na temperatura.

Lave as mãos
A frequência na higienização das mãos é ação poderosa contra as doenças de inverno. Assim, evitam-se os vírus que vêm do contato com pessoas ou locais infectados.

Vacine-se
Como os vírus relacionados à gripe costumam mudar a cada ano, é importante manter a vacinação atualizada. A imunização oferecida pela rede de saúde é frequentemente renovada.
Mantenha a limpeza
Os ambientes limpos e arejados não oferecem meio para manutenção e proliferação de vírus. Orienta-se tirar sempre a poeira que pode estar em móveis, aparelhos eletrônicos e brinquedos, por exemplo.

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde
Foto: Divulgação/EBC