Última semana da campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
A campanha de imunização de crianças de um ano a menores de cinco anos contra sarampo e poliomielite em Porto Alegre termina no sábado, 15, quando ocorre mais uma edição do Dia D, com Unidades de Saúde da Capital abertas ao público para aplicação das doses.
 
Faltando pouco menos de uma semana para o fim da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou os números do público-alvo atingido durante o período de 6 de agosto até esse domingo, 9. Foram administradas 44.460 doses da imunização contra sarampo e 44.381 contra poliomielite, segundo registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) do Ministério da Saúde. 
Segundo dados registrados no Sipni, a cobertura vacinal da faixa etária da campanha em Porto Alegre é de 68,09% para pólio e 68,21% para sarampo. No Rio Grande do Sul, os percentuais são de 90,63% e 90,37%. No país, 92,51% e 92,33% respectivamente. 
 
Inicialmente, a campanha de vacinação de crianças terminaria em 31 agosto. Como a meta de imunizar 95% do público-alvo não foi alcançada, o ministério decidiu prorrogar por 15 dias o prazo, atendendo a uma solicitação do órgão municipal. 
 
Conforme o secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim, com o prazo estendido, a intenção vem sendo aumentar a cobertura vacinal de crianças de um ano a menores de cinco anos, alvos da campanha nacional em 2018. “Durante a última semana, realizamos ações para sensibilizar a população em escolas e anúncios em locais de grande circulação, além de intensificar visitas domiciliares para buscar o aumento da cobertura vacinal”, declarou Harzheim.
 
 

Mesmo crianças já vacinadas na faixa etária da campanha devem ser levadas a uma unidade de saúde. A enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Bianca Ledur, reforça a necessidade de levar a caderneta de vacinação das crianças para que a situação vacinal seja analisada. A prefeitura disponibiliza a imunização em 130 salas das Unidades de Saúde em todas as regiões da cidade, das 7h até as 17h. Unidades de Saúde Modelo, São Carlos e Tristeza funcionam até as 22h e a Clínica da Família na Restinga até as 20h.

Foto: Cristine Rochol/PMPA