Você sabe o que é sarcopenia?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Depois dos 50 anos passamos a ter um processo natural de perda de massa muscular, a esta degeneração muscular damos o nome de sarcopenia.

É muito comum os idosos narrarem que possuem o mesmo peso que possuíam na juventude, porém, quando fazemos o teste de composição corporal, percebemos que houve acréscimo de gordura e perda de massa muscular. Atualmente asarcopenia atinge 40% das pessoas acima de 65 anos e 60% dos idosos acima de 80 anos.
Na prática a perda muscular significa menor força e capacidade funcional, isso culmina maior risco de quedas, fraturas, e como consequência, hospitalizações.
Entre os principais fatores que aceleram a sarcopenia estão o sedentarismo, falta de ingestão de proteína (alimentação desequilibrada), bebidas alcoólica enoites mal dormidas.
Portanto, para se prevenir a sarcopenia é necessário apenas 30 minutos diários de atividades físicas regulares, tais como musculação, caminhada, pilates, corrida, natação, etc. acompanhando de uma dieta equilibrada para a idade. Recomenda-se o acompanhamento médico, nutricionista e a presença de um preparador físico.

Professor Wagner Tavares – CREF 016990
Action Academia – Av. Nilo Wulff, 2149 – Fone (51) 99268.5239