O Sine Municipal realizou nesta quinta-feira, 17, o primeiro Dia D do ano. Nesta primeira edição do evento dedicado às pessoas com deficiência foram oferecidas 385 vagas por 12 empresas que são responsáveis pela seleção dos candidatos. O destaque ficou para as vagas de enfermagem, que neste mês totalizam 26. Para a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Nádia Gerhard, é importante destacar que a empregabilidade das PCDs ultrapassa a questão legal. “Mais do que obedecer a lei das cotas, as empresas têm a oportunidade ,do ponto de vista social, de oportunizar a independência e a inclusão dessas pessoas”, ressalta.

O jovem Paulo Ricardo Gothen, de 19 anos, procura seu primeiro emprego de carteira assinada: “É muito importante para nós este tipo de iniciativa. Assim nos sentimos cada vez mais inseridos no mercado”. Segundo o diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Leandro Balardin, o Dia D é uma ação que busca dar melhor atenção e aconselhamento para pessoas que possuem capacidades e competência para o trabalho, independente do tipo de deficiência que o trabalhador possua. “Buscamos dar atenção e carinho para que todas as pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”.

O Dia D é uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Coordenadoria-Geral do Trabalho, Emprego e Renda, responsável pelo Sine Municipal. É um programa do Ministério do Trabalho. Até novembro, uma vez por mês, haverá um dia de inclusão social e profissional das PCDs e reabilitados do INSS. As próximas edições serão em 7 de fevereiro, 28 de março, 11 de abril, 9 de maio, 6 de junho, 4 de julho, 8 de agosto, 5 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro

Em 2018, nas 12 edições do Dia D foram oferecidas 3.054 vagas por 160 empresas e com procura de 1.017 pessoas com deficiência, com encaminhamento para 2.828 entrevistas de emprego.

Texto de: João Pedro Argemi Oliveira ( estagiário) / Supervisão: Maria Emilia Portella
Edição de: Gilmar Martins
Foto: João Pedro Oliveira/SMDSE PMPA

Deixe um comentário