Restaurante Popular da Restinga oferece qualificação profissional e orientações de saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Restaurante Popular da Restinga, na Estrada Chácara do Banco, 71, teve um dia especial com atividades para qualificação profissional e geração de renda das pessoas que frequentam o espaço.

O Restaurante Popular da Restinga teve um dia especial com atividades de qualificação profissional e geração de renda das pessoas que frequentam o espaço.

Foram oferecidas oficinas gratuitas, como panificação e confeitaria, produção de doces de festa, atendimento de garçom e microempreendedorismo feminino. A iniciativa integra a programação dos 250 anos de Porto Alegre.

A diretora de Direitos Sociais Básicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Andressa Vasconcelos, disse que o encontro foi o primeiro após a pandemia e que resgata o propósito do Restaurante Popular, que é de oferecer muito além do que uma refeição. “É um marco para a segurança alimentar da cidade neste pós-pandemia. Além da refeição, vocês recebem afeto e possibilidade de desenvolver a autonomia financeira”, disse ela.

O Padre Ceron, coordenador das ações do Centro Social Padre Pedro Leonardi e parceiro da prefeitura em vários projetos sociais, deu as boas-vindas e abençoou as atividades do dia. Marco Antonio de Almeida, 61, frequenta o restaurante da Restinga desde sua abertura. “Sempre é bom aprender mais e ter possibilidade de melhorar um pouco a vida”, disse. Mauricio Pereira, que vende amendoim e pão caseiro, foi ao local para participar da oficina. “Vim aprimorar meu conhecimento e melhorar minhas opções de venda”, comenta.

“Nosso objetivo é que a comunidade do restaurante seja um grupo de apoio que consiga crescer junto. As oficinas foram eles quem escolheram e queremos trazer mais temas para ajudar essa comunidade”, afirma Carolina Breda Resende, coordenadora da Segurança Alimentar da SMDS.

Emerson Conceição, 23 anos, fez uma oficina de cozinha no Centro Social em 2018, que gerou seu despertar para a futura carreira. “Aprimorei meus conhecimentos e consegui um emprego. Essa renda me deu chance de fazer a faculdade de gastronomia e é muito bom ver esses jovens terem a mesma chance”, comenta. Hoje, ele é o cozinheiro chefe do Centro Social.

Refeições – Os participantes receberam café da manhã, almoço e lanche, a última refeição foram os pães produzidos na primeira oficina. A ação foi promovida pela Unidade de Segurança Alimentar da SMDS, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Fundação Pão dos Pobres, Centro Social Padre Leonardi, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Os restaurantes, além de oferecerem uma refeição saudável, são uma porta de entrada para a rede de atendimento de saúde e assistência social. A Secretaria da Saúde promoveu rodas de conversa para a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos, auto-testes para HIV e gel lubrificante.

Restaurantes Populares – Os Restaurante Populares servem 800 refeições por dia durante a semana, sendo 400 na Unidade Centro e 100 nas demais. Nos finais de semana, no Centro, são oferecidos 200 almoços no sábado e 200 no domingo. O funcionamento é de segunda a domingo no Centro e de segunda a sexta-feira nas unidades Restinga, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta e Cruzeiro. O horário é a partir das 11h, até atingir o número máximo de refeições.

Endereços dos restaurantes populares:
Centro: rua Garibaldi, 461
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71
Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95

Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Lissandra Mendonça
Foto: Maria Emília Portella/SMDS/PMPA