Desde o dia 13 de janeiro, a população do bairro Aberta dos Morros, na Zona Sul da Capital, conta com posto de saúde aberto 12 horas, sem fechar ao meio-dia. A Unidade Moradas da Hípica, na rua Geraldo Tollens Linck, 235, funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. O resultado do horário estendido, em apenas um mês, é o dobro de atendimentos (6.205) em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em consultas odontológicas, o aumento é de 241%. Os serviços de enfermagem cresceram 110,5% e as consultas médicas, 17,6%.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou o espaço no fim da tarde dessa quinta-feira, 20, conversou com colaboradores e ouviu pessoas da comunidade, como a aposentada Margarida Tavares de Carvalho, que mora há 12 anos no bairro. “O atendimento já era 100% e agora está 200%. Os funcionários são atenciosos e o atendimento está ótimo”, diz ela. A instituição parceira na contratualização dos serviços é a Associação Hospitalar Vila Nova. “A ampliação e qualificação fazem parte da política de priorizar os serviços essenciais. Pagamos pelas entregas aos porto-alegrenses”, afirma o prefeito.

Além das 16 unidades já com funcionamento diário sem interrupção ao meio-dia, com turnos até as 19h ou 20h, outras seis só fecham às 22h. Até o fim de março, mais de 30 postos terão atendimento até as 20h.

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, acompanhou a visita. “Conseguimos qualificar a equipe e oferecer um número de atendimentos superior ao que a unidade oferecia e ainda disponibilizamos mais qualidade no atendimento à população”, diz.

Na Unidade Moradas da Hípica, trabalham três equipes de Saúde de Família. A gerente do posto, Lisiane Vieira dos Santos, ressalta que o horário estendido facilitou a vida dos moradores da região. “Registramos movimento o dia inteiro”, conta.

Unidades com funcionamento das 8h às 22h:

– Modelo (região Central)
– Tristeza (região Sul/Centro Sul)
– Diretor Pestana (região Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas)
– Ramos (região Norte/Eixo Baltazar)
– São Carlos (região Partenon/Lomba do Pinheiro)
– Primeiro de Maio (região Glória/Cruzeiro/Cristal)

Unidades com funcionamento das 8h às 20h:

– Santo Alfredo (região Partenon/Lomba do Pinheiro)
– Lami (região Restinga/Extremo Sul)

Unidades com funcionamento das 7h às 19h:

– Glória (região Glória/ Cruzeiro/Cristal)
– Moab Caldas (região Glória/Cruzeiro/Cristal)
– Guarujá (região Sul/Centro Sul)
– Campo Novo (região Sul/Centro Sul)
– Moradas da Hípica (região Sul/Centro Sul)
– Farrapos (região Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas)
– Campo da Tuca (região Partenon/Lomba do Pinheiro)
– Macedônia (região Restinga/Extremo Sul)

Texto de: Lissandra Mendonça
Edição de: Andrea Brasil

Deixe um comentário