Pop it, o brinquedo que virou febre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já deve ter visto a nova moda entre as crianças, o brinquedo colorido “Pop it” traduzido livremente com “estalo”, ele é feito de silicone pode ser encontrado em vários tamanhos e formatos. O novo brinquedo vem com a promessa de ser antiestresse, e lembra o antigo plástico bolha usado para embalagens.

Mas será que ele traz algum benefício para as crianças?

A textura do Pop IT e o som que emite ao apertar as bolhas, o torna uma ferramenta educativa para melhorar várias habilidades na criança, como o desenvolvimento dos músculos das mãos. Ajuda a acalmar, aumentar a concentração e pode auxiliar na educação, inclusive ser utilizado em sala de aula. O Pop It pertence à família dos Fidget Toys, brinquedos sensoriais que têm como principal objetivo estimular o bem estar por meio do toque e sons.

Para alguns adultos talvez este brinquedo cause certo estranhamento, mas devemos lembrar que estamos em outros tempos. E que a criança de hoje é muito diferente da criança de dez anos atrás. O mundo mudou, e com a vida mais agitada, as crianças são hiperconectadas. Tendo acesso a aparelhos e brinquedos eletrônicos, televisão, videogame e celulares às vezes sem uma orientação ou tempo especificado.

Os Fidget Toys trazem uma opção diferenciada no mundo dos brinquedos, ajudando a desenvolver a criatividade e motricidade, e outras questões sensoriais das crianças. O Pop It promove uma desaceleração do pensamento, pois quando a criança foca a concentração em realizar o objetivo proposto ela fica mais tranquila.

Mas mesmo sem este brinquedo podemos implementar práticas que podem auxiliar a criança a canalizar a ansiedade, como estimular o diálogo em casa, propor atividades ao ar livre, como esportes e outras brincadeiras convencionais, evitando os brinquedos eletrônicos. Brincar no parque, pracinha, “mexer o esqueleto”, proporciona outras possibilidades e gasta muita energia e também acalma. Estas mudanças simples nas práticas cotidianas promovem uma diminuição na inquietação, reduz a ansiedade e a irritabilidade das crianças.