Quando precisamos procurar um psicopedagogo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pais se perguntam como saber se o filho precisa mesmo de ajuda psicopedagógica. Se algo não vai bem, a resposta é “o mais cedo possível”. O Psicopedagogo faz atendimentos em clínicas, mas também em escolas. Auxiliando com as dificuldades de aprendizado dos alunos, sua área de atuação fica entre a educação e a saúde.

Este profissional pode orientar tanto crianças como adultos. Terezinha Dinamar dos Santos, atua como neuropsicopedagoga e psicopedagoga, e traz algumas dicas sobre a importância da Intervenção Psicopedagógica: “Por meios de técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo promove a intervenção psicopedagógica visando a solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais, sendo eles escolas, hospitais, clínicas, a até empresas. Este tipo de atendimento é visto como terapêutico e tem o objetivo de reintegrar o aluno que apresenta dificuldades com a aprendizagem. Fazendo com que este reelabore a forma como constrói o seu conhecimento e assim restabelecendo nele a vontade de aprender. As dificuldades de aprendizagem podem ser muitas, algumas mais conhecidas são a Dislexia, Discalculia, Dislalia, Disgrafia, Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade. Quando o aluno não consegue dar conta das demandas de conteúdo escolar independente do motivo, é necessário uma maior atenção, pois pode haver algum tipo de patologia ou problemas de origem cognitiva, comportamental, psicossociocultural ou pedagógica.”

Quando se fala em problemas que podem afetar o comportamento de uma pessoa, as origens podem ser as mais variadas possíveis, e estas podem acarretar problemas por toda a vida se não tratadas. A família e a cultura, podem nos influenciar. Condutas incomuns, dificuldade de assimilar informações, expressar sentimentos, podem também ser alertas para procurar um especialista.

“A psicopedagogia não trata diretamente do problema, se sim intervém com as pessoas envolvidas, seja crianças, familiares, professores. A dica é sempre que houver alguma dúvida, procure um profissional. Conversar com um psicopedagogo pode ajudar a esclarecer dúvidas e pode ajudar a prevenir ou diminuir a dificuldade em aprendizagem.  A intervenção psicopedagógica é importante e pode auxiliar no diagnóstico precoce.” Complementa a psicopedagoga Terezinha Dinamar dos Santos. 

Alguns sintomas para se ficar atento e procurar um psicopedagogo:

Problemas de articulação da fala; aquisição lenta de vocabulário; dificuldade de seguir rotinas; hiperatividade; atraso no desenvolvimento global; dificuldade de adaptação, não conseguem socializar, não dormem direito, apresentam comportamento agressivo, choram sem um motivo aparente; inversão de letras, sílabas ou palavras; adição ou emissão de sons, desorganização geral, não possuir orientação espacial; falta de concentração, atenção e memória, notas baixas; atraso na entrega de trabalhos escolares; repetência; desmotivação e falta de interesse nos estudos; dificuldade de raciocínio lógico e de aprendizagem em relação aos métodos pedagógicos e no relacionamento familiar.