AS AFRICANIDADES DA RESTINGA. O nosso jeito de fazer, ensinar e aprender na periferia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Esse ano inicia a primeira etapa do “Projeto Pedagogias da Africanidades” – um conjunto de oficinas, bate papo e seminário sobre o modo de fazer, aprender e ensinar a cultura afro popular na periferia. 

O Ponto de Cultura Africanidade/Restinga – da Associação Complexo Esportivo Barro Vermelho, está no coração da periferia da Restinga Velha, mais propriamente na Vila Barro Vermelho.
O projeto nasce na vivência cotidiana do Ponto de Cultura Africanidade, neste lugar. 

Maria do Rosário, Mestre Zé Ventura e Mãe Cleide de Oxum

Como o próprio nome diz, o barro vermelho da paisagem, se mostra pela degradação ambiental e social, fruto da ocupação irregular, pouca ou nenhuma política pública para médio e longo prazo. Lado a lado, a multicolorida e diversa efervescência cultura do lugar, contrasta com a paisagem, ainda que mostre um trabalhador da cultura que também carece de oportunidades.

Assim, o Ponto de Cultura foi atrás de trazer estas oportunidades. Serão oficinas de percussão, capoeira, dança brasileira, roda de axé sobre as vivências de terreiro. Teremos também, um seminário para aprofundar o assunto sobre a formação em políticas culturais para a periferia na perspectiva do modo africano de ensinar.

E outras portas seguem se abrindo. A Associação Complexo Esportivo Barro Vermelho, como um Ponto de Cultura chancelado pelo Estado do Rio Grande do Sul, já pode comemorar a parceria com o Instituto Federal da Restinga – IF/RS. As instituições vêm construindo caminhos de cooperação para beneficiar artistas jovens, moradores da comunidade. Com a participação do IF a expectativa é aprimorar as ferramentas para a formulação destas propostas e ampliação das ofertas.

Reunião ponto de Cultura Africanidade, Reino de Oxum e coletivos culturais da Restinga

O Projeto PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES do Ponto de Cultura Africanidade/Restinga é uma realização do Ministério do Turismo, através dos recursos de emenda parlamentar concedidos pela Deputada Federal Maria do Rosário, à Associação Complexo Esportivo Barro Vermelho.

Fiquem ligados no Jornal Vitrine, a programação, locais das oficinas e outras oportunidades iniciam em março e serão divulgadas aqui!