Descida da Borges é nesta sexta-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Mateus Raugust / PMPA

A tradicional Descida da Borges -aquecimento das escolas de samba para o carnaval – ocorre nesta sexta-feira, 27, a partir das 20h. 

Em função das obras de revitalização e urbanização do Quadrilátero Central, o evento terá mudanças. Ao invés de ocorrer em três fins de semana, será somente em uma noite e os carnavalescos não vão descer a avenida.

Um palco fixo, montado na Borges de Medeiros, entre os largos Glênio Peres e a Praça Montevidéo, terá a apresentação das escolas campeãs do carnaval do ano passado: Grêmio Recreativo Entidade Social Beneficente Cultural Escola de Samba Filhos de Maria (campeã série Bronze); Realeza (campeã série Prata) e Imperadores do Samba (campeã série Ouro). Também será entregue a chave da cidade ao Rei Momo e às soberanas do carnaval.

Porto Seco – O Carnaval 2023 será nos dias 3 e 4 de março no Complexo Cultural do Porto Seco. O evento vai contar com R$ 2,286 milhões em recursos do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, e de emendas parlamentares, destinados por edital. Ao todo, são 21 projetos de várias agremiações carnavalescas de Porto Alegre e empresas de serviços e eventos que estarão realizando atividades voltadas aos desfiles deste ano.

Trânsito e transporte – O trânsito na região central terá alterações já a partir das 17h desta quinta-feira, 26. A avenida Borges de Medeiros – entre o Glênio Peres e o Paço Municipal – será bloqueada até o término do evento na madrugada de sábado, 28. O transporte coletivo será reforçado.

O desvio para os motoristas que trafegam na região será pela rua Uruguai. Outra alteração será em relação ao ponto de táxi localizado na Borges de Medeiros em frente a Lojas Lebes, onde ocorre o evento. A partir de quinta-feira à noite, será permitido o estacionamento de táxis na rua Uruguai.

Haverá reforço nas linhas da madrugada para atender o público que for ao evento. Além das linhas que circulam no horário e a C5 da Carris, a M10 e M98 ganharão uma viagem extra cada. O horário extra da M10 sairá da Borges de Medeiros, próximo ao Viaduto Otávio Rocha, às 00h40 e a M98, sairá à 1h da Salgado Filho esquina com a Borges de Medeiros.

Texto: Ivani Schutz
Edição: Lissandra Mendonça
Foto: Mateus Raugust / PMPA