Retomada do Carnaval no Porto Seco terá três noites de desfiles

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Carnaval de Porto Alegre será realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Complexo Cultural do Porto Seco. Os desfiles na sexta, sábado e domingo contarão com as 22 escolas de samba e com a tribo Os Comanches.

O Grupo Prata desfilará na sexta-feira, o Grupo Ouro no sábado e o Grupo Bronze no domingo. A primeira noite de desfiles acontecerá no mesmo dia de encerramento do South Summit, uma oportunidade para que os turistas que estiverem visitando a feira de inovação e tecnologia também conheçam a festa popular.

O Carnaval da Capital, que já teve um público de cerca de 20 mil pessoas por noite, não é realizado há dois anos. Na sua retomada, é esperado um público de 10 mil pessoas. A atual gestão está promovendo a requalificação das quadras das escolas de samba e todo o entorno do complexo. Por meio de termo de permissão de uso assinado pelas duas ligas representativas do Carnaval, será possível buscar parcerias para que o evento seja sustentável. 

Ações da prefeitura – Entre as ações, estão a recuperação do cercamento, com o conserto dos guardis que foram danificados, a renovação do asfalto da pista de desfiles e a limpeza e capina. Outra realização importante foi o restabelecimento da energia elétrica com a qualificação da iluminação do complexo. O PPCI deve ser encaminhado nesta sexta-feira, 29. Outros investimentos ficaram por conta da edição da Descida da Borges comemorativa aos 250 anos da Capital, da descida da Borges. Outro ponto de destaque foi a realização do festival de samba-enredo. 

Fomento – A administração, através do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte) aportou o valor de R$ 1,5 milhão, distribuídos para 17 escolas da Capital, valor que permitiu fomentar a cadeia produtiva e a qualificar os projetos culturais de cada entidade. O secretário Gunter Axt explica que a Secretaria da Cultura conta com o engajamento de vários outros órgãos da prefeitura no desafio de fortalecer o Carnaval. “Já apoiamos de diversas formas, como na cerimônia para a escolha da ordem dos desfiles, em janeiro, na Descida da Borges e no Festival de Samba Enredo, em abril. O edital de fomento aos desfiles no Fumproarte valoriza o Carnaval como grande expressão cultural e artística, contribuindo para a profissionalização desse importante elo na cadeia da economia criativa, complementa.

Infraestrutura e ingressos – Entre as novidades desta edição estão as arquibancada cobertas, num total de 1.5 mil lugares. Outra novidade são os camarotes localizados no espaço denominado Samba do Casulo, que fica localizado em frente ao recuo da bateria. Esse espaço terá atrações nos intervalos dos desfiles. Em todo o complexo, serão 188 camarotes para venda, três para os jurados, além de camarotes para a Corte do Canaval, Ligas das Escolas e prefeitura, com capacidade para 250 pessoas.

Serão três portarias de acesso e camarotes de imprensa para 20 veículos de comunicação. Também estarão disponíveis praça de alimentação, sete bares e arquibancadas. Toda a estrutura acomodará 4.660 pessoas por noite de desfiles. No entanto a previsão dos organizadores é de que circularão pelo entorno da pista em torno de 20 mil pessoas por noite. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e podem ser adquiridos neste link

Corte do Carnaval 2022
Rei Momo: Ubirajara Borba da Silva
Rainha do carnaval: Kênya Regina Silveira Teixeira
Primeira princesa: Solange Nazário Medeiros Lobato
Segunda princesa: Cássia Katherine Joaquim dos Santos da Silva

Ordem dos Desfiles
Sábado, 7 – Grupo Ouro de Porto Alegre – 60 minutos de desfile
21h – Fidalgos e Aristocratas
22h10 – Acadêmicos de Gravataí (Gravataí)
23h20 – União da Vila do IAPI
24h30 – Império do Sol (São Leopoldo)
1h40 –  Bambas da Orgia
2h50 –  Estado Maior da Restinga
4h – Imperadores do Samba
5h10 – Imperatriz Dona Leopoldina
6h20 – Império da Zona Norte

Domingo, 8, 
Convidadas – 30 minutos de desfile
17h40 – filhos da Candinha
18h20 – Império dos Herdeiros
Grupo Bronze – 40 minutos de desfile
19h – Cohab-Santa Rita
19h50 – Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo) 
20h40 – Unidos do Guajuviras (Canoas)
21h30 – Mocidade da Lomba do Pinheiro
22h20 – Acadêmicos da Orgia
23h10 – Filhos de Maria

Texto: Cleber Saydelles
Edição: Andrea Brasil
Foto: Ricardo Giusti/PMPA