“Trampando Cultura na Periferia” divulga bolsistas selecionados e informações sobre as primeiras aulas do curso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Bolsistas selecionados para o “Trampando Cultura na Periferia”

No dia 15 de fevereiro de 2023, ocorreu a reunião que validou os beneficiados pela bolsa de auxílio para o curso “Trampando Cultura na Periferia”.

Participaram da reunião: Ponto de Cultura Africanidade; Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga (IFRS) e Centro de Juventude (CJ).

Dentre os critérios de distribuição de bolsas estabelecidos na proposta do curso, estão: jovens de comunidades tradicionais; afrodescendentes; quesitos de identidade de gênero; currículo; e condição social do inscrito.

Os jovens titulares, beneficiados pelas bolsas, serão contatados para assinatura do contrato na primeira aula online (11/03) e na presencial (25/03). No link a seguir, a lista dos(as) selecionados e os devidos suplentes:

TITULARES
Nome Completo
1Lana Bastos Victoria
2Diego Lucas Lopes Coronel
3Ranyane Costa Fernandes
4Mariana Bruni Thadeu
5Mel Alves jorge
6Verônica Costa Lima
7Caroline Ferreira de lima
8Brenda Escobar Machado
9Andrieli da Rosa Martins
10Vitória D’Elia Rodrigues
11Guilherme Pinheiro dos Santos
12Jaqueline de Paula
13MARIANA ABREU MARMONTEL
14JANAINA DOS SANTOS
15Nathaly Lima Lestriz
16Criselen da Rosa Silva
17Maria Eduarda Silva da Silva
18Vinicius de Souza Prestes
19Guilherme dos Santos Machado
20Pedro Thiago Gomes Nunes
SUPLENTES
Nome Completo
1Movan Dos Santos Lara
2Luan Michel Silva da Rocha
3Roni Vasques Chaves
4Agnes Mateus Nunes da Silva

Primeiras aulas do “Trampando Cultura na Periferia”

11 de março – A aula online contará com a presença da produtora cultural e curadora de arte Patrícia Brito. 

Patricia Brito Produtora cultura de arte e curadora de arte

Patrícia Brito – Curadora independente, historiadora, museóloga e pesquisadora de gênero e raça nas artes, Patrícia Brito é um nome de destaque quando o tema é curadoria e arte. Em 2021, foi indicada ao “Prêmio Açorianos Artes Visuais”. Atualmente, é colaboradora da “Enciclopédia Itaú Cultural”, aluna do Mestrado em “Pensamento Crítico e Práticas Artísticas Curatoriais” pela OCAD e consta no “Mapa dos Curadores Negros e Negras do Brasil” dos “Trabalhadores de Arte da América Latina”. Fundadora da _Bienal Black Brazil Art._, Brito também é membro de importantes associações que envolvem temas relativos à arte, curadoria, raça e gênero, como a _Association of Art Museum Curators em NY_, _International Association of Women’s_ e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). 

14 de março – Lançamento do Projeto Pedagogia das Africanidades/2023
Mestre de Cerimônia: Denise Flores e Cleide de Oxum
Roda de conversa com Elisa Larkin Nascimento (Coordenadora do IPEAFRO/RJ)

Elisa Larkin IPEAFRO

Elisa Larkin – Doutora em Psicologia pela USP e Mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York (EUA), Elisa Larkin é curadora de exposições e fóruns de educação em acervo. Autora de várias publicações, já organizou quatro volumes da coleção Sankofa, além de ser coautora do livro “Adinkra: Sabedoria em símbolos africanos”. Atualmente coordena o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e o setor de tratamento e difusão do acervo de “Abdias Nascimento”.

Local: Terreiro Reino Oxum Mãe Cleide Oxum – Rua Arno Horn, 278 – Restinga Velha. Será servido um café Africanista com Acarajé e Canjica doce.  

O Projeto Pedagogia das Africanidades conta com o apoio e financiamento de instituições públicas e da sociedade civil.

APOIO: Centro de Juventude | Restinga Amurt | Instituto Federal Campus Restinga | | Reino de Oxum Demun | TV Restinga | @restingafalante | Jornal Vitrine | Ilê reino das folhas Pai Ossanha E Mãe Oxum 

FINANCIAMENTO: Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (FAC – Expressões Culturais) | Emenda Parlamentar – Deputada Federal Maria do Rosário (PT-RS)

ORGANIZADORES: Zé Ventura | André de Jesus | Ponto de cultura Africanidade/Restinga/ Mestre Griô (Alvorada) | Vander de Paulo (pesquisador Sopapo) | Richard Serraria (Capoeira Angola Africanamente) | Nina Fola (Assobecaty – Guaíba) | Mãe Carmen de Oxalá,

Link no bio Instagram: https://www.instagram.com/afri.canidade

Link no post da página Facebook: http://facebook.com/PontodCulturAfricanidade