Férias com segurança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Chegou o verão, férias da criançada e com ela os cuidados e atenção devem ser redobrados. Nesta época do ano, os riscos de acidentes aumentam.

Então fique atento quando sair com as crianças para passear, seja em parques, pracinhas, clube ou na praia. E também em casa, pois com o tempo maior para brincar, as crianças começam a explorar outros objetos e espaços dentro da residência, que as vezes não está seguro para ela.

O primeiro ponto importante é a segurança. Crianças são curiosas e não percebem o perigo. Tanto do brinquedo, objeto, quanto de alguma pessoa mal intencionada. Primeira dica é passar um ” pente fino”, no local onde a criança irá ficar. Seja em casa ou em outro local, se pergunte se ali existe algum risco. Fora de casa mesmo que seja um local considerado seguro fique de olhos abertos, atendo a quem se aproxime da criança. Lembre que a prevenção também começa pelo diálogo, oriente a criança de como ela deve agir, a quem deve pedir ajuda, de não aceitar guloseimas de estranhos, e outros lembretes importantes antes de sair de casa.

Na educação infantil, é muito comum relato de situações que os pais trazem para as professoras sobre os filhos terem sofrido quedas, queimaduras, se perdido na praia, shopping, supermercado durante as férias. Bem como a ingestão acidental de objetos como moedas e peças pequenas de brinquedos. O fato é que todos relatavam que por um pequeno descuido, um minuto de desatenção o fato já havia ocorrido.

Para os pais as férias é um momento de poder curtir com a família. Mas para evitarmos de estragar as férias com alguma surpresa desagradável, é preciso envolver as crianças nas atividades. Sempre os mantendo perto de um responsável. Na Praia a dica é colocar uma pulseira de identificação. Como também o uso do colete para evitar afogamentos. Outra dica fundamental é orientar que a criança nunca entre no mar ou piscina sem que um responsável esteja supervisionando, e que evite brincadeiras como ” cavalinho, caldo ou lutinhas” na água.

Em casa cuidado com piscinas, baldes, máquina de lavar aberta, pois mesmo com poucos centímetros de água uma criança pode se afogar. Cordões que tenham 15 cm não devem ser acessíveis a crianças, pois podem causar enforcamento. Sacolas e plásticos podem causar asfixia, medicamentos, produtos de limpeza e bebidas alcoólicas não devem estar ao alcance das crianças. O maior número de acidentes ocorre dentro de casa.

Nas praças e parquinhos observe os brinquedos, se estão firmes e em boas condições de uso. Acompanhe as crianças nos banheiros, nos shoppings existe a opção de banheiro familiar. A melhor medida é manter a criança sempre sobre a supervisão de um adulto. Lembrando que acidentes podem ocorrer com crianças de todas as idades. Os menores de 10 anos não devem ficar sozinhos em casa em nenhuma hipótese, nem responsáveis por outras crianças. Acidentes com crianças maiores ocorre com frequência na cozinha, pela curiosidade de utilizar o fogão e brincar com fogo. Queimaduras por contato, queimaduras com água fervente são relatadas com frequência nas emergências. Bem como a intoxicação por medicamento, ingestão de material de limpeza acondicionado em embalagens de refrigerante. Para que tenhamos um verão tranquilo, basta alguns cuidados e a diversão será garantida para você e toda sua família.