Quanto mais o tempo passa, mais difícil se torna a busca por material escolar barato. Neste ano, os preços dos itens estão, em média, 16% mais altos do que no início de 2022, de acordo com o Procon.
O problema é que as despesas de início de ano não tiram férias e chegam juntas: além da lista de materiais para as crianças, muitos consumidores ainda precisam pagar matrícula escolar e contas como IPVA, IPTU e seguros. Em um momento como esse, qualquer economia é muito bem-vinda.
Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas que vão te ajudar a encontrar material escolar barato e conseguir arcar com esse compromisso sem aperto.
1. Veja o que dá para reaproveitar
Um conjunto de lápis de cor do ano passado, um caderno que não foi todo preenchido e a mochila que está em bom estado podem ser reutilizados no novo ano escolar. Antes de comprar o material, é preciso verificar o que já tem e o que pode ser reutilizado. Dicionário, tesoura, régua e até alguns materiais didáticos podem ser aproveitados.
2. Pesquise os preços
Não deixe de fazer pesquisas de preços em papelarias, bazares, lojas de departamentos e pela internet. Levantamento do Procon-SP na cidade de São Paulo mostrou que os preços de material escolar chegam a variar 260% para um mesmo produto.
3. Converse com os filhos antes das compras
Os pais precisam conversar com os filhos antes das compras para explicar a situação financeira da família e quanto poderão gastar com o material escolar. É importante que a família tenha o hábito de discutir quais os limites financeiros. A prática mais saudável é conversar antes, planejar com a criança e mostrar o que eles vão comprar.
4. Não compre além da lista
As listas de materiais escolares costumam ser grandes. A dica é ter em mãos uma relação dos produtos de que realmente precisa para não comprar itens a mais ou adquirir algo que já tinha em casa.
5. Cuidado com as marcas
Em geral, materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados apresentam preços mais elevados. Se os pais precisam economizar, devem explicar para a criança que será necessário comprar itens mais básicos.
Fonte: https://economia.uol.com.br/ e https://www.serasa.com.br/