Na sexta-feira (23/06) o 21 BPM que atende as regiões da Restinga e Extremo Sul comemorou seus 29 anos em uma solenidade com reoresentação em massa da comunidade, autoridades e com homenagens e comendas a pessoas que se destacam com pareceiros do Batalhão e também aos soldados e oficais que fizeram o resgate de quase 50 indígenas no Lami no ultimo temporal, inclusive militares da reserva que se colocaram à disposição en participaram da ação junto com os Bombeiros Militares.
Hoje o Batalão é comandado pelo Major Fabiano Henrique Dorneles, que prestou todos os agradecimentos e cumprimentos um a um dos homegeados e pessoas presentes na solenidade, destacando que além trabalhar pela segurança da população, o 21 BPM se destaca pela sua procximidade com a comunidade da região.
História do 21 BPM
Narrador Criado no ano de 1985, como um grupo policial militar destacado do 1º BPM para atuar no bairro Restinga, ganhou sua primeira morada nas dependências da residência do seu entusiasmado Comandante Cabo Roberto Rodrigues Esteves.
No ano seguinte, o pequeno grupamento ganhou status de um pelotão, com sede nas dependências da Escola Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti. em 1987, torna-se sede da 4º companhia do 1º BPM no Centro Administrativo do Departamento Municipal de Habitação.

Em 1989 foi inaugurado o prédio na rua Governador Walter Peracchi Barcelos, cuja denominação era de destacamento especial do 1º BPM.
Somente no ano de 1994, o destacamento especial da Restinga torna-se uma unidade operacional autônoma e passa a denominar-se 3ª companhia independente. Já naquela época, o Maj. Olmiro Baldissera Motta então comandante da jovem unidade, inicia o processo de estruturação e aproximação com a comunidade, o que se tornaria a marca deste batalhão.
finalmente, em 20 de agosto de 2002 o então destacamento especial da restinga recebeu a atual designação de 21 BPM.
O batalhão do extremo sul sempre se mostrou pioneiro em ações que concretizassem a missão constitucional da Brigada Militar de entregar qualidade de vida à sociedade gaúcha. São diversos os esforços para aperfeiçoar seu efetivo, de forma a proporcionar o melhor e mais profissional tratamento à comunidade.
Atualmente, o 21º BPM é responsável pelo policiamento do extremo sul de porto alegre, abrangendo 13 bairros, totalizando aproximadamente 48% da área territorial da cidade de Porto Alegre. trabalho esse desenvolvido aguerridamente por 280 policiais militares.

Para essa missão, conta com equipes especializadas em todas as áreas de atuação da Brigada Militar, como a patrulha escolar, patrulha maria da penha, rocam, força tática, atendimento de emergência, sendo ainda o único batalhão da capital que dispõe da patrulha rural de forma permanente.
Nos primeiros meses do ano, os militares atenderam 8.336 ocorrências policiais, que resultaram em 86 armas retiradas das ruas, 64 veículos recuperados, 21 mil abordagens, entre tantos outros esforços com resultados positivos que impactam na sensação de segurança da região.
Pode-se afirmar que a principal missão do guardião do extremo sul é bem servir a comunidade.