Defesa Civil lança alerta preventivo de temporal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Defesa Civil Municipal emitiu alerta preventivo diante da possibilidade de temporal com chuva volumosa (30 a 60 milímetros), ventos intensos (60 km/h), queda de granizo e descargas elétricas.

As condições estarão favoráveis para ocorrências de deslizamentos de terra, rolamento de blocos/detritos, corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos, especialmente nas áreas de risco. O evento meteorológico é previsto para ocorrer entre a manhã de terça-feira, 16, e o início do dia de quinta-feira, 18.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e Defesa Civil Estadual. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes prontas para prestar assistência à população.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Ciclovia – O trecho de dois quilômetros da ciclovia da avenida Ipiranga, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa, será bloqueado às 8h desta terça-feira, 16, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A medida é preventiva e segue o protocolo que determina o fechamento da ciclovia em caso de possibilidade de chuvas ou evento climático em Porto Alegre. O trecho será reaberto 24 horas após o fim do alerta.

Texto: Bárbara Barbieri
Edição: Lissandra Mendonça