Ferros-velhos são alvo de operação integrada na Capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma força-tarefa entre os órgãos de segurança foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 20, para combater a receptação de fios furtados e ampliar a fiscalização em ferros-velhos na região central de Porto Alegre.

Denominada Pulso Forte, a ofensiva é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e visa frear a criminalidade e reduzir o número de ocorrências registradas na Capital. Cerca de 100 agentes participam da ação, divididos em mais de 60 viaturas.

O prefeito Sebastião Melo participou da largada da operação e reforçou a importância da integração das forças policiais no combate à criminalidade.

Após o mapeamento de dezenas de ferros-velhos na região, 21 foram vistoriados, resultando em três interdições e 13 notificações. As ocorrências envolviam falta de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), alvará de funcionamento, licenciamento ambiental e construção irregular.

Além de pedaços de fios e cabos sem procedência, em um dos ferros-velhos foram recolhidas máquinas para cortar e desencapar fios de cobre, além de serras. Imagens de drone auxiliaram no mapeamento da área. Os locais autuados serão alvos de inspeção rotineira da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF).

“A ação foi positiva, uma vez que foi realizada em um ponto estratégico. Além de mantermos a segurança, também atuamos para frear os furtos e roubos de materiais em áreas públicas e privadas da cidade. Esta integração entre os órgãos policiais ocorre sistematicamente para combatermos a violência com rapidez e agilidade”, destaca o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Participam da ação a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), policiais militares do 9º e 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Batalhão Ambiental da BM, polícias civis da 4° e 17° Delegacia de Polícia e Corpo de Bombeiros.

Prisões – Em 2022, a Guarda Municipal já prendeu 13 pessoas por crimes relacionados ao furto e roubo de cabo, fios ou semáforos. Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos agentes de segurança, a prefeitura vem reiterando nas redes sociais a importância do recebimento de denúncias anônimas pelos canais 153 e 156.

Reforço – Além do prejuízo financeiro, os furtos de fios em semáforos, paradas de ônibus e na rede de iluminação pública podem causar riscos a quem pratica e ao cidadão que circula pelas ruas. Para reduzir os danos, a prefeitura está intensificando as rondas nos locais de maiores ocorrências e investindo em redes subterrâneas.

Texto: Lucas Rivas e Bárbara Barbieri
Edição: Lissandra Mendonça
Foto: Alex Rocha/PMPA