Fórum Social Mundial de Porto Alegre 2023 acontece de 23 a 28 de janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: Alex Rocha/PMPA

O evento regional, com caráter mundial, concentrará as atividades na Assembleia Legislativa do Estado

Com o lema Um outro mundo é possível, o Fórum Social Mundial (FSM) Porto Alegre acontecerá entre os dias 23 e 28 de janeiro. O evento regional, com caráter mundial, concentrará as atividades na Assembleia Legislativa do Estado. Os debates, como na edição do ano passado, serão feitos de forma híbrida. A realização do evento está a cargo das centrais sindicais e movimentos populares do Rio Grande do Sul e do Brasil. A tradicional marcha do FSM será no dia 25. 

A comissão organizadora explica que devido ao exíguo tempo de convocação e mobilização, a edição de 2023 irá concentrar a sua dinâmica na promoção, em parceria com a AL/RS, de atividades autogestionadas e de convergências nos dias 23 e 24, na Marcha no dia 25, no Seminário Internacional nos dias 26 e 27 e no Festival Social Mundial no dia 28, no Parque da Redenção.

No dia 25, às 10h, as centrais sindicais irão promover uma mesa sobre Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário Igual para Trabalho Igual, no Teatro Dante Barone. No mesmo dia e local, às 14h, haverá uma mesa sobre Economia Solidária e, às 17h, será realizada a Marcha do Fórum Social Mundial, com concentração no Largo Glênio Peres.

Um outro mundo é possível

Integrante do movimento da construção do FSM desde 2017, Lucimar Siqueira, do Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre, destaca que naquele momento o que se colocava eram as formas de resistir ao golpe, ao desmonte que viria pela frente e ao avanço do fascismo que se manifestava. Com a vitória de Lula nas eleições deste ano, pontua a militante, há uma esperança ativa para que o cenário mude. 

“Fica muito evidente na construção dessa edição 2023, o acúmulo dos grupos e dos movimentos. Foram anos intensos, duros, passando por uma pandemia, onde esses mesmos coletivos e movimentos assumiram o papel de cuidar e salvar uns aos outros e com as alternativas construídas por eles próprios”, destaca. 

Para a secretária-geral da CUT-RS, Vitalina Gonçalves, o neoliberalismo, com sua política excludente e em curso, criou as condições para o surgimento de movimentos fascistas em todos os cantos do mundo capitalista, que cresceram pelo aumento da fome, da miséria e da desesperança que assola parte significativa da população. Sem a superação das políticas neoliberais, não será possível enfrentar as causas das crises econômicas, ambientais e sociais”, pontua. 

Como apontado por Lucimar, o secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, afirma que com o resultado das eleições se vive uma mudança de rumos no maior país da América Latina. “Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é de resgate de direitos, é em defesa do meio ambiente, mas só será concreta se houver organização e mobilização da sociedade”, ressalta. Ele destaca ainda que o FSM é um contraponto à agenda neoliberal e capitalista do Fórum Econômico Mundial, que ocorre no mesmo período em Davos, na Suíça.

“Aqui se discutem outros valores, como igualdade, justiça, solidariedade e esperança. Este ano nos encontramos em melhores condições políticas para reconstruir o Brasil com distribuição de renda, trabalho com direitos, combate à fome e defesa das mulheres e do meio ambiente”, complementa Vitalina

Na avaliação de Lucimar, o FSM Porto Alegre é mais uma oportunidade para a sociedade conhecer e entender que “a economia que precisamos é solidária, coletiva, que não tem medo e não é abalada quando investimentos chegam até as pessoas que precisam”.    

Entre as atividades, além da Marcha, haverá a Feira de Economia Solidária na Praça XV de Novembro, centro de Porto Alegre. 

Inscrição: https://www.fsm.org.br/inscricao

Mais informações: https://www.fsm.org.br/

Programação: 

23 de janeiro (segunda)
9h | Atividades Autogestionadas – AL/RS
14h | Atividades Autogestiondas – AL/RS
14h | Abertura FSM da Pessoa Idosa – Teatro Dante Barone
19h | Mundo Multilateral e o combate ao Fascismo – Teatro Dante Barone

24 de janeiro (terça)
9h| Atividades Autogestionadas – AL/RS
14h | Atividades Autogestionadas – AL/RS
19h | Brasil da Esperança: O país que Queremos – Teatro Dante Barone

25 de janeiro (quarta)
9h | Convergência Mundo do Trabalho – Teatro Dante Barone
9h | Atividades Autogestionadas -AL/RS
10h | Sindicalismo e Trabalho Decente – Teatro Dante Barone
14h | Economia Solidária – Teatro Dante Barone
17h | Marcha do FSM Porto Alegre 2023 – Largo Glênio Peres
20h | Ato Político Cultural – AL/RS

26 de janeiro (quinta)
Seminário Internacional – Teatro Dante Barone
9h | Luta Antirracista, Popular e Periférica
14h | Por um Brasil Feminista
17h | Combate à Fome e a Luta Socioambiental

27 de janeiro (sexta)
Seminário Internacional do FSM – Teatro Dante Barone
9h | Direitos Sociais: Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social
14h | Participação Popular e Controle Social
17h | Noite do Hip-Hop

28 de janeiro (sábado)
Parque da Redenção
15h às 20h | Festival Social Mundial

* Com informações da CUT-RS
Foto: Alex Rocha/PMPA