Imperadores do Samba é a campeã do Carnaval 2022 de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A campeã do Carnaval de Porto Alegre em 2022 é a Imperadores do Samba, com o enredo Um espetáculo entre os palcos da cidade que homenageia os 250 anos da Capital. 

A escola obteve 159,9 pontos dos jurados. Os resultados dos desfiles foram divulgados na tarde desta terça-feira, 10, no Complexo Cultural do Porto Seco. Apesar da chuva, a apuração dos votos foi acompanhada por muitos integrantes das agremiações carnavalescas. Os desfiles ocorreram nas noites dos dias 6, 7 e 8, depois de dois anos interrompidos devido à pandemia da Covid-19. Em segundo lugar no Grupo Ouro ficou a Bambas da Orgia, em terceiro, Imperatriz Dona Leopoldina e na quarta colocação o Estado Maior da Restinga.

A apuração foi marcada por contestação de notas por integrantes das escolas, resultando em alguns confrontos. “Carnaval é expressão legítima da cultura popular. E cultura é paz, colaboração, entretenimento. Uma grande parceria viabilizou o Carnaval da retomada neste ano em Porto Alegre. Acompanho com tristeza e lamento profundamente os episódios de violência que ocorrem na apuração”, disse o prefeito Sebastião Melo, que está em viagem à Suécia e Dinamarca em busca de projetos sustentáveis que possam ser implantados em Porto Alegre.

O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, também lamentou a confusão na apuração dos resultados. “Nosso compromisso da prefeitura é de já nos reunirmos a partir da semana que vem para fazer um balanço e começar a examinar o que podemos aprimorar na estrutura deste evento tão importante para nossa cidade”, afirmou.

A campeã do Grupo Prata foi a Realeza, com segundo lugar para a Unidos Vila Isabel, em terceiro a Uniao Tinga e quarto a Praiana. As duas primeiras sobem para o Grupo Ouro em 2023. No Grupo Bronze, a vencedora foi a Filhos de Maria, com Protegidos de Princesa Isabel em segundo, Mocidade Independente da Lomba Pinheiro em terceiro e Acadêmicos da Orgia em quarto lugar. As quatro ascendem ao Grupo Prata ano que vem.

Texto: Ivani Schütz
Edição: Gilmar Martins