Os estragos do Temporal ainda estão sendo contabilizados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O prefeito Sebastião Melo está desde a madrugada desta quarta-feira, 17, no Centro Intergrado de Serviços de Porto Alegre (Ceic), coordenando as equipes que estão atendendo as ocorrências do temporal da noite passada. 

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em apenas uma hora a Capital registrou 76 milímetros de precipitação, mais da metade da média prevista para janeiro (110 milímetros). O vento chegou a 89 km/h no Aeroporto Salgado Filho. 

Por volta de 7h desta quarta-feira, havia mais de 150 registros de árvores ou galhos caídos pela cidade. Das seis Estações de Tratamento de Água do (Etas) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), cinco estão paralisadas por falta de energia. Também são 11 casas de bomba sem luz, o que prejudica o escoamento da água acumulada pela chuva. 

Os serviços de saúde também foram atingidos: o Hospital de Pronto-Socorro, Hospital de Clínicas, Instituto de Cardiologia, Centro de Saúde IAPI e o pronto-atendimento da Vila dos Comerciários estão sem luz. 
Melo destacou que está em contato com o Governo do Estado e prefeitos da Região Metropolitana. O prefeito cobrou agilidade da CEEE Equatorial no restabelecimento do serviço e pediu que as pessoas evitem circular pela cidade. 

“A nossa prioridade é retomar o fornecimento de energia e de água. Quem puder ficar em casa, fique, pois a cidade está praticamente parada. Estamos com todo o governo municipal nas ruas atendendo as ocorrências e ajudando a população neste momento difícil” – Prefeito Sebastião Melo.

Os estragos ainda estão sendo contabilizados. Muitos bairros continuam sem energia, assim como cinco Estações de Tratamento de Água (Etas) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o Hospital de Pronto-Socorro, Hospital de Clínicas, Instituto de Cardiologia, Centro de Saúde IAPI e o pronto-atendimento da Vila dos Comerciários. 

O prefeito coordena uma reunião no Ceic às 8h30 com todas as secretarias para avaliar a situação geral do atendimento. Logo após, irá circular pela cidade para conferir as ocorrências.

Texto: Cristiano Vieira
Edição: Lissandra Mendonça
Fotos: Cesar Lopes/ PMPA e Mateus Raugust/PMPA