Prefeitura entrega na Restinga o 23º Cras de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O 23º Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Alegre foi entregue dia 20 de dezembro, na comunidade da Restinga Velha. 

A unidade, vinculada à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), atende mais de 500 pessoas mensalmente e presta acompanhamento a mais de 20 famílias em serviços como convivência, fortalecimento de vínculos e oficinas, entre outros serviços socioassistenciais. Antes da expansão, a unidade operava como extensão do Cras Ampliado Restinga. 

Durante a entrega, o presidente da Fasc, Cristiano Roratto, enfatizou a importância do novo centro, destacando a presença de uma equipe exclusiva para a região. Ele ressaltou a relevância do fortalecimento da função protetiva e da prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários. Roratto também relembrou o percurso na construção da rede no território. “Há alguns anos, percebemos a necessidade deste serviço para melhorar o acesso das famílias. Com olhar especial, finalmente, avançamos e quem ganha é a comunidade.”

O Cras está localizado no Complexo Pracinha da Cultura e oferece atendimentos que incluem acolhidas coletivas, orientações, serviços da rede de proteção social e outras políticas públicas que impactam a população local.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Léo Voigt, representando o prefeito Sebastião Melo, destacou a importância das parcerias e do trabalho transversal entre as secretarias e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para potencializar serviços e identificar as próximas prioridades para a comunidade. “De fato as necessidades sociais têm urgência. Nós trabalhamos num governo que, quando a gente pauta, a gente consegue inserir nas prioridades públicas. É muito menos difícil trabalhar com um governo sensível e com uma comunidade tão articulada, tão consciente e tão cidadã como esta”.

A coordenadora do Cras Restinga Velha, Paloma Coronel, agradeceu a articulação para a implantação da nova unidade, ressaltando melhorias no atendimento do Cadastro Único, além das acolhidas, escutas e encaminhamentos aos serviços da rede.

Fonte: PMPA
Foto: Julio Ferreira / PMPA