Tutora de animais é presa por maus-tratos após ação conjunta de fiscalização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Porto Alegre, RS 23/6/2022: A Prefeitura de Porto Alegre, através do Gabinete da Causa Animal, da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, através da 15° Delegacia de Polícia, promoveram ações de combate aos maus tratos aos animais nesta quinta, 23. Foto: GCA/Divulgação PMPA

Ações de combate aos maus-tratos a animais ocorreram nesta quinta-feira, 23, no bairro Aparício Borges, Zona Leste da Capital, a partir de denúncias feitas pelo telefone 156 da prefeitura. Constatada uma ocorrência, atestada por médica-veterinária do Gabinete da Causa Animal (GCA), foram recolhidos dois cães.

Os animais apresentavam peso abaixo do ideal, presença de moscas por toda extensão do corpo e estavam em local sujo e com muitos entulhos. Foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória para atendimento veterinário e acolhimento no abrigo municipal. 

A prefeitura expediu auto de infração e a tutora foi presa em flagrante. O caso está sendo investigado pela 15ª Delegacia  de Polícia da Capital e a responsável poderá ser punida conforme a lei. A pena varia de dois a cinco anos de reclusão.

A ação conjunta envolveu o Gabinete da Causa Animal (GCA), Secretaria Municipal de Segurança e a 15ª Delegacia de Polícia. A secretária da Causa Animal, Catiane Mainardi, destaca o empenho da equipe do GCA em buscar a conscientização dos tutores sobre a guarda responsável e o bem-estar dos animais.

Texto: Ivani Schutz
Edição: Lissandra Mendonça
Foto: GCA/Divulgação PMPA