Porto Alegre reforça medidas de prevenção e combate à dengue

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma força-tarefa da prefeitura reforça a estratégia de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue na Capital.

Após avaliação da geolocalização dos casos, com quase metade concentrada na região Leste, os trabalhos de fiscalização dos criadouros, limpeza dos terrenos municipais e ações de conscientização à população estão sendo executados.

As regiões da cidade com casos confirmados já têm recebido ações intersetoriais coordenadas pela Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com orientação e eliminação de focos de mosquito pelos Agentes de Combates a Endemias. Outras iniciativas, como o compartilhamento das medidas de prevenção e cuidados contra o Aedes aegypti, também serão intensificadas.

Confira as ações implementadas por secretarias e órgãos municipais a partir desta segunda-feira, 25:

Administração e Patrimônio – A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio apresentou plano de trabalho com cronograma de execução de capina, roçada e limpeza de terrenos próprios municipais. Locais como cemitérios, unidades de conservação e viveiros, escolas e terrenos, equipamentos da Cultura, unidades de saúde, farmácias distritais, equipamentos esportivos, subprefeituras, conselhos tutelares e estações cidadania, entre outros, terão serviços de limpeza executados.

Educação – A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove a Semana de Combate à Dengue nas escolas na rede municipal de ensino, de 2 a 6 de maio. Paródias musicais, apresentações e blitze educativas na escola e no seu entorno farão parte da programação. A Smed também trabalha no mapeamento dos próprios escolares com obras inacabadas para acesso da Vigilância Sanitária e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e escolas que necessitem de intervenções de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Professores e equipes estão sendo capacitados sobre o tema pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A secretaria ainda potencializa as ações nas redes sociais das escolas e na plataforma Córtex.

DMLU – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) atua no auxílio ao recolhimento de lixo e entulhos em terrenos baldios, com foco nas áreas de maior número de casos e infestação. Nesta semana, o roteiro do Bota-Fora vai atender nove bairros da cidade.

Dmae – Serviços de capina e roçada em todas as unidades, capacitação de servidores com indicação de monitor da dengue, que será o articulador das ações nos locais de trabalho. Além disso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) fará vistoria e ações de combate em casas de bombas e decantadores, bem como lagoas artificiais destinadas às etapas do tratamento de esgoto.

Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade – A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) realiza ações de orientação e conscientização em cemitérios e parques públicos com distribuição de material impresso.

Fasc – Além da distribuição, orientação e conscientização dos usuários dos serviços socioassistenciais próprios e da rede parceira de Porto Alegre, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) faz ações periódicas para limpeza e manutenção de seus espaços de atendimento localizados em regiões com mais casos confirmados.

Desenvolvimento Social – Nesta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social distribui material informativo no Sine Municipal, Conselho Tutelar Microrregião 8 e plantão centralizado e no restaurante popular do Centro Histórico.

Governança – A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política orientou as 17 subprefeituras a tomarem medidas necessárias à manutenção de seus imóveis limpos, sem acúmulo de objetos e materiais que juntem água parada. Também fez a distribuição de conteúdo virtual e impresso na sede das 17 subprefeituras.

Habitação – O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) começa nesta terça-feira, 26, uma força-tarefa para conscientização de servidores sobre o combate ao mosquito. O Demhab também programa serviços de capina e roçada de terrenos do departamento.

Procempa – A área de análise de dados da Procempa, em parceria com a Vigilância de Saúde, coleta e processa as informações sobre os casos de dengue para assertividade e agilidade da tomada de decisões. Além disso, informações georreferenciadas apresentam à população onde há mais focos do mosquito por meio do site onde está o Aedes.

EPTC – O grupo de trabalho da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atua na distribuição e colagem de cartazes e informativos com orientações nas linhas e terminais de ônibus. As equipes também reforçaram a fiscalização e recolhimento dos veículos em situação de sucata ou abandono.

Para obter mais informações sobre o combate ao mosquito, é possível enviar mensagem para o Whatsapp do 156: (51) 3433-0156 – opção 12.

Confira os cuidados em pátios e imóveis e as áreas com maior infestação do mosquito no site Onde está o Aedes.

Texto: Lissandra Mendonça
Fonte: PMPA
Foto: Cesar Lopes / PMPA