Prefeitura abrirá 102 novos leitos para atendimento de pediatria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Porto Alegre terá 102 novos leitos para atendimento em pediatria pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão 96 leitos de internação e emergência pediátricas e seis de UTI em três instituições hospitalares da Capital, disponíveis a partir de 2 de maio. A iniciativa é um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dos hospitais para suprir a demanda de atendimento ao público infantil. Com as ampliações, o município terá o total de 390 leitos pediátricos e 90 leitos de UTI.  

No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), localizado na região central, serão criados 20 novos leitos de internação pediátrica, totalizando 50 leitos, 12 leitos de observação, totalizando 20 leitos, e seis leitos de UTI pediátrica, totalizando 16. O Hospital Restinga e Extremo-Sul irá disponibilizar mais 29 leitos de internação pediátrica, totalizando 40 leitos.


Leia Também:


Já a partir de 12 de maio, o Hospital Vila Nova, que não oferecia leitos infantis, terá dois novos setores: uma enfermaria com 30 leitos e uma observação de emergência pediátrica, com cinco. “Esta abertura reflete um esforço permanente junto aos parceiros hospitalares na tentativa de suprir a demanda por atendimento em pediatria”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

Além dos três hospitais de atendimento ao público infantil, a capital gaúcha conta com o suporte do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital da Criança Conceição e uma emergência referenciada pela Regulação de Leitos da SMS no Hospital da Criança Santo Antônio.

Para evitar a superlotação da rede hospitalar, a orientação é que, em casos de menor gravidade, os usuários busquem alguma das 132 unidades de saúde da Atenção Primária.

Confira a quantidade de novos leitos em cada hospital:

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV)
20 leitos de internação pediátrica, totalizando 50 leitos
12 leitos de observação pediátrica, totalizando 20 leitos
06 leitos de UTI pediátrica, totalizando 16 leitos

Hospital Restinga e Extremo Sul
29 leitos de internação pediátrica, totalizando 40 leitos

Hospital Vila Nova (a partir de 12 de maio)
30 leitos em nova enfermaria pediátrica
05 leitos de observação em nova emergência pediátrica

Texto: Vanessa Conte
Edição: Andrea Brasil
Foto: Cristine Rochol/Arquivo PMPA