Restinga tem novo serviço de raio-X intrabucal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Assistant dentist and the patient in the clinic.

Buscando reduzir a espera por exames radiológicos odontológicos, a prefeitura amplia a oferta de radiografia dentária intrabucal. Nessa quarta-feira, 7, o serviço começou a funcionar na Unidade de Saúde Núcleo Esperança, localizada na Restinga, na qual serão referenciadas ainda pessoas atendidas em regiões da Lomba do Pinheiro e Sul-Centro Sul. O serviço já está disponível também no Ambulatório Odontológico do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), referência para o município a partir do encaminhamento das equipes das unidades de saúde.

Desde segunda-feira, 5, o ambulatório oferece a especialidade de odontopediatria para crianças de 3 a 12 anos incompletos com necessidades mais complexas, como tratamento de canal, cáries múltiplas ou difícil abordagem nos consultórios das unidades de saúde, que já oferecem atendimento a essa faixa etária. O encaminhamento ocorre a partir de consulta realizada pelas equipes de saúde bucal dos postos ou centros de especialidades, por meio do Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Caroline Schirmer, esse é um grande avanço na área. “Aumentamos a oferta de raio-X intrabucal, o que torna a conclusão do tratamento mais rápida nas unidades de saúde, ofertando um melhor cuidado dos pacientes que aguardam exames”, avalia. Além disso, a abertura de um serviço próprio de odontopediatria ampliará o quantitativo de consultas direcionadas a crianças que necessitam de tratamento de canal e outros serviços especializados.

Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Denise Righi
Foto: Freepik